Mais um importante passo foi dado para garantir o acesso à água potável no semiárido piauiense. A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou a entrega do Sistema de Dessalinização de Água na comunidade Novo Caldeirãozinho, no município de São Julião. A iniciativa integra as ações do Programa Água Doce, política pública do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil.
O sistema vai beneficiar dezenas de famílias da comunidade, que antes conviviam com a escassez de água potável e dependiam de fontes salobras ou distantes para suprir suas necessidades diárias. “A entrega deste sistema significa mais saúde, mais dignidade e melhores condições de vida para as famílias de Novo Caldeirãozinho. Água potável é essencial para o bem-estar e esse é o nosso compromisso: garantir que as comunidades do interior do Piauí possam viver com mais segurança hídrica e qualidade de vida,” afirmou o secretário da Sada, Fábio Abreu
O prefeito de São Julião, Renaldo Ramos Rodrigues, agradeceu a parceria e ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento do município. “Para nós, esse momento é histórico. São anos de dificuldades enfrentadas pelas famílias do Novo Caldeirãozinho e hoje temos a alegria de entregar uma solução definitiva para a falta de água de qualidade. Agradeço aos governos Federal e Estadual e à equipe da Sada pela sensibilidade e compromisso com nosso povo,” disse.
Coordenador do Programa Água Doce no Piauí, o engenheiro-agrônomo e técnico da Sada, Adalberto Filho, destacou que cada sistema entregue significa vidas transformadas, menos sofrimento e mais saúde para os moradores do semiárido piauiense. “Seguiremos avançando para levar água potável a todas as comunidades que ainda enfrentam dificuldades”.
O Programa Água Doce atua em regiões historicamente marcadas pela escassez hídrica, levando água de qualidade para consumo humano a partir de sistemas de dessalinização. No Piauí, dezenas de comunidades já foram beneficiadas e novas entregas estão previstas para os próximos meses, consolidando o compromisso do programa com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida no semiárido.