Notícias

Atividades dos grêmios escolares incentivam estudantes a terem voz ativa na rotina escolar

Com o trabalho de mobilização da Seduc, 183 grêmios já foram criados entre as escolas da rede estadual do Piauí e 47 estão passando pelo processo de formação com as eleições

No Brasil, o Dia da Juventude é comemorado em 22 de setembro. A data marca o desenvolvimento de alunos autônomos, colaborativos e conscientes socialmente. Estas características são incentivadas nas escolas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a criação dos grêmios escolares em todo o estado.

Lívia Maria de Jesus Araújo, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira, localizado no bairro Parque Brasil, em Teresina, viu a oportunidade de fazer parte do grêmio escolar para ter mais voz nos projetos que a escola realiza.

“A motivação que tivemos para criar o grêmio escolar foi a necessidade de trazer melhorias e reivindicações dos alunos para o conhecimento da (gestão) escola. Realizamos todo o processo de eleição com o apoio da Seduc e hoje somos 20 estudantes participando do grêmio Face”, explicou a estudante.

A Supervisão de Grêmios Estudantis (Sugres) da Seduc incentiva a prática do diálogo entre os estudantes e a gestão escolar com formações e a implantação de grêmios estudantis. Com o trabalho de mobilização, 183 grêmios já foram criados entre as escolas da rede estadual do Piauí e 47 estão passando pelo processo de formação com as eleições, tendo em média 1.700 estudantes participando ativamente.

As escolas da rede estadual de ensino recebem a equipe da Sugres, que promove formações destacando a importância do grêmio escolar, desde a escolha dos líderes de turma, e o acompanhamento das atividades, como explica Vinicius da Silva Noleto, supervisor dos Grêmios Estudantis.

“Nestes encontros, os estudantes recebem todo o conhecimento de forma bem explícita dos direitos, deveres e porque é necessário a representação estudantil na escola. O trabalho é feito a partir das escolhas dos líderes de turma na escola e a supervisão dos grêmios estudantis realiza uma formação para a comissão responsável pelo estatuto, edital de eleição e todo o processo de escolha dos alunos”, detalha o supervisor.  

Outra iniciativa da Sugres é focada na mobilização dos estudantes que irão realizar os vestibulares. As equipes vão aos municípios que receberão as revisões preparatórias do Novo Pré-Enem Seduc e Pré-Saeb e, de forma antecipada, convocam os estudantes a participarem das revisões preparatórias garantindo o engajamento da comunidade estudantil.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que os grêmios estudantis são ferramentas oportunas para o protagonismo dos jovens enquanto meio de formação cidadã. “Incentivamos as escolas da rede pública estadual sobre a importância da formação de um Grêmio Estudantil, que torna o diálogo uma importante ferramenta pedagógica ao oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões no ambiente escolar”, ressalta o gestor.
WhatsApp Image 2023-09-22 at 09.53.29.jpeg
A Seduc trabalha uma cartilha, em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Piauí e Conselhos Escolares, com informativos quanto à criação dos grêmios escolares, atividades de formação e os projetos a serem desempenhados pelos estudantes.

Compartilhar:

Mais notícias