A segunda edição do programa Diálogos pelo Piauí teve início, nessa sexta-feira (25), no município de Piripiri, reunindo uma série de ações e serviços voltados à população. A Secretaria da Saúde (Sesapi) levou ao evento atendimentos que incluíram a atualização da caderneta de vacinação, testagens para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consultas por meio do programa Piauí Saúde Digital e a já conhecida Carretinha da Saúde, que oferece atendimento oftalmológico, odontológico e fonoaudiológico para crianças de 0 a 6 anos.
Os serviços foram disponibilizados a partir das 8h, na Praça da Bandeira, e atraíram moradores de diversas cidades do Território dos Cocais. A atualização da caderneta de vacinação se destacou entre as ações mais procuradas, evidenciando o interesse da população em manter o esquema vacinal em dia.
“Muitas pessoas aproveitam a feira de serviços para atualizar suas vacinas. É uma excelente oportunidade de se proteger e também cuidar da saúde dos seus familiares”, destacou Tatiana Monteiro, coordenadora da Regional de Saúde de Piripiri.
O morador Emanuel Ferreira foi um dos atendidos durante o evento. “Vim tomar a vacina da gripe e do tétano e descobri que ainda podia tomar mais uma. Aproveitei e tomei logo todas. Sei da importância das vacinas, é o que garante nossa saúde. Sempre me vacino e incentivo todo mundo a fazer o mesmo”, relatou.
A equipe da Carretinha da Saúde também atuou diretamente na avaliação das cadernetas de vacinação de crianças pequenas. Durante a manhã, foram identificadas oito crianças com imunizações em atraso, que já foram encaminhadas para atualização.
“Graças ao esforço das equipes e à estratégia da Carretinha, já conseguimos elevar a cobertura vacinal infantil para cerca de 90% em diversas vacinas. Vamos continuar com esse trabalho, pois ele impacta diretamente na saúde das nossas crianças”, reforçou Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e aos Municípios da Sesapi.
O programa Diálogos pelo Piauí segue com sua programação, promovendo cidadania e acesso a serviços essenciais nos quatro cantos do estado.