A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) esteve presente em dois grandes eventos realizados de 13 a 16 deste mês, em Brasília-DF, por meio do diretor de Povos Originário da Sasc, Cacique Henrique Manoel do Nascimento.
No I Encontro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena estiveram reunidos representantes dos 26 estados e do Distrito Federal e foi promovido pelos Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
O evento contou com a presença de 82 participantes e ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da Universidade de Brasília (UNB), o objetivo foi fortalecer os avanços na produção da agricultura familiar indígena, destacando o pioneirismo do Piauí em ampliar a produção animal, pesca e a participação das mulheres indígenas que representam cerca de 80% das produtoras do Programa. Em 2024, foram entregues 51 toneladas de alimentos para mais de 800 famílias indígenas, a meta é que seja superada esta marca em 2025.
O outro evento foi o I Encontro de Gestores Nacionais Indígenas, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), realizado nos dias 15 e 16 de maio, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília (DF), com a presença de mais de 60 indígenas de todo o Brasil, para a discussão do tema “Aldear o Estado” – Um chamado aos representantes dos povos indígenas para colaborarem e construírem coletivamente um país justo e sustentável.
Durante o evento houve uma reafirmação no compromisso das políticas públicas e na importância de ter indígenas ocupando espaços nas administrações públicas. Além disso, ambos os eventos serviram como troca de experiências e preparação para os gestores indígenas do Brasil, houve a realização de palestras destacando as formas de administração e tecnologia.
Cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Sasc, informa que foram discutidas melhorias e investimentos para os povos indígenas. “Houve ainda debates de projetos que vêm dando certo no Piauí e iniciativas como a construção de cisternas e fomento, beneficiando as comunidades indígenas e garantindo a dignidade e inclusão social”, ressaltou o diretor.