A Caravana Revisão Pré-Saeb 2024 pega a estrada, nesta sexta-feira (23), e desembarca no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, localizado no município de Altos. Cerca de 800 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, das escolas vinculadas à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), participarão da atividade que promete misturar diversão e aprendizagem na preparação dos alunos para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Assim como em edições anteriores, o evento possui caráter de aula/game, com a implementação de atividades competitivas entre os alunos, fomentando os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.
A revisão inicia às 14h, se estendendo até às 17h, com transmissão ao vivo, por meio do Canal Educação, através do endereço eletrônico https://www.youtube.com/live/b09fV1gujrM.
Para a disputa, os estudantes serão divididos em duas equipes, A e B, e serão desafiados na resolução de questões que abordam todas as áreas do conhecimento trabalhadas na prova Saeb. Cada resposta correta garante a pontuação para a equipe e um brinde para o estudante que responder a questão.
Escolas da 18ª GRE que participarão da disputa:
Alto Longá
– Unidade Escolar Acrisio Veras
– Unidade Escolar Cantidio Saraiva
Altos
– CEEP Pio XII
– Ceti Rama Boa
– Unidade Escolar Afonso Mafrense
– Unidade Escolar Altina Pestana
– Unidade Escolar Hugo Napoleão
– Unidade Escolar Mario Raulino
– Unidade Escolar Cazuza Barbosa
Beneditinos
– Ceti Pedro Mendes Pessoa
– Ceti Luiz Alves de Almeida
– Unidade Escolar Professor Manoel Nascimento
Coivaras
– Unidade Escolar Raimundo Martins
José de Freitas
– Ceti Antônio Freitas
– Ceti Ferdinand Freitas
– Unidade Escolar Pedro Freitas
– Unidade Escolar Firmino José da Cunha
Novo Santo Antônio
– Unidade Escolar Vitório de Sousa
Pau D’Arco do Piauí
– Unidade Escolar Cezar Leal
Prata do Piauí
– Unidade Escolar Amando Moura
Sobre o Saeb
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são aplicadas em todo o território brasileiro, nos 5.700 municípios do país.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na Rede Pública e em uma amostra da Rede Privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.