O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), divulgou, nesta quinta-feira(19), o balanço geral do Carnaval 2026, que apresentou redução nos índices de criminalidade, como feminicídio, roubos e furtos, e nos óbitos no trânsito, em comparação com o ano anterior, 2025. Os dados são referentes ao período de 13 a 18 de fevereiro.
De acordo com a Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace), os feminicídios passaram de três registros no ano passado para nenhum caso em 2026. O estupro de vulnerável apresentou queda de 40%, caindo de 10 para seis casos, e a importunação sexual reduziu 22,2%, de nove para sete ocorrências.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Luiz, afirmou que crimes como esses, que se configuram por motivo de gênero e dignidade sexual, são prioridades da pasta, e que a redução reflete o compromisso da SSP-PI em fortalecer políticas de proteção à mulher e ações estratégicas de segurança em todo o Piauí.
“Esse resultado demonstra que o trabalho integrado das nossas equipes, aliado a iniciativas de prevenção e atenção, tem trazido efeitos concretos. Nosso objetivo é continuar reduzindo todos os tipos de violência e garantir que não apenas o Carnaval, mas todo o ano, seja um período seguro para toda a população”, salientou o secretário.

Roubos e furtos
Com relação aos casos de roubos, o estado teve uma queda de 29,8% no geral, passando de 141 (2025) para 99 registros (2026). O roubo com emprego de arma de fogo apresentou redução ainda mais expressiva, de 59,6%, de 94 para 38 casos. Já o de celulares caiu 46,4%, de 97 para 52, e o de veículos teve diminuição de 17,1%, de 41 para 34 ocorrências.
O furto geral reduziu 44,6%, saindo de 424 (2025) para 235 (2026) casos. O furto de celulares caiu 50%, de 100 para 50 registros, enquanto o de veículos teve redução de 16,7%, caindo de 36 para 30 ocorrências.

“Os dados do Carnaval deste ano demonstram, de forma clara, que a estratégia de segurança pública adotada está no caminho certo. Tudo isso é fruto de planejamento, integração e, principalmente, de uma política pública consistente de enfrentamento à criminalidade, especialmente no combate ao roubo e furto de celulares. Seguimos trabalhando para garantir que a população possa aproveitar momentos, como o Carnaval, com tranquilidade e segurança”, destacou o superintende de Operações Integradas, Matheus Zanatta.
Trânsito
Com relação ao trânsito no estado, a SSP-PI também apontou redução nos índices de ocorrências relacionadas a acidentes e infrações durante o período festivo de 2026. Foram contabilizadas 13 mortes, sendo uma em rodovia estadual, seis em federais e seis em outras vias. Já em 2025, o estado registrou 25 óbitos no trânsito: quatro em vias estaduais, nove em federais e 12 em outras, o que representa uma redução de 48% no número de mortes, na comparação entre os dois períodos.
Para o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, os resultados do Carnaval mostram que ações integradas de fiscalização, prevenção e conscientização são essenciais para salvar vidas. “Intensificamos o trabalho nos principais fatores de risco, como alcoolemia, uso de capacete, menores na direção e animais soltos nas vias e isso contribuiu diretamente para a redução das mortes. É a prova de que planejamento, presença do Estado e atuação conjunta fazem a diferença na construção de um trânsito mais seguro”, frisou Aragão.

Produtividade policial
Os Autos de Prisão em Flagrante (APFs) registraram aumento de 21,4%, passando de 168 para 204 casos, enquanto o cumprimento de mandados de prisão cresceu 19,4%, de 36 para 43 registros.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros (CBMEPI) desempenhou um papel fundamental na proteção da população durante a festa momesca de 2026. Destacam-se suas ações de prevenção, com 70 de incêndio, 294 de salvamento e 91 de resgate, garantindo a redução de riscos e acidentes.
Além disso, foram realizados 73 atendimentos de primeiros socorros e 42 buscas e salvamentos. No combate direto a incêndios, atuaram em 20 ocorrências urbanas e uma em vegetação. No total, foram registrados 591 atendimentos, evidenciando a dedicação contínua na proteção e segurança da comunidade.
