Notícias

Carnaval de Barras e Pedro II tem fornecimento de água regular mesmo com aumento de turistas

Sistema de abastecimento de água dos municípios receberam obras de manutenção preventiva.

O Carnaval 2026 atraiu milhares de turistas para as cidades de Barras e Pedro II. De 14 a 17 de fevereiro, não houve registro de falta de água nas duas cidades, conforme aponta o Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Piauí, responsável pelo monitoramento dos sistemas 24 horas por dia.

De acordo com Philippe Gomes, coordenador de Operações da concessionária, este resultado é fruto de uma série de ações preventivas que foram realizadas para garantir a regularidade do fornecimento de água nos municípios, mesmo com o aumento da demanda.

Em Barras, por exemplo, foram realizadas manutenções preventivas, tanto na Estação de Tratamento de Água quanto na rede de esgoto, foi reativado um reservatório para atender os bairros São Cristóvão e Bairro de Fátima, que historicamente sofriam com intermitências no abastecimento, além do reforço das equipes operacionais e de caminhões-pipa nos quatro dias de Folia.

Imagem: Prefeitura de Pedro II (Foto: Ascom Águas do Piauí)

A cidade de Pedro II também contou com manutenções preventivas, tanto na Estação de Tratamento de Água quanto na rede de esgoto, além do reforço das equipes operacionais nos quatro dias de folia. Estas ações se juntam às já executadas na cidade, trazendo benefícios permanentes à população, como atesta a moradora do bairro Lajinha, Maria Marluce de Sousa da Silva:

“A gente vinha enfrentando uma dificuldade muito grande de água, dependendo de carro-pipa porque a água não chegava até nossas casas. Quando vinha, a água era bem fraquinha, não subia para as caixas. E desde a semana passada melhorou, a água já está chegando, com força para encher as caixas e somos muito gratos à Aegea por isso, sempre tivemos um bom atendimento por parte da gestão da empresa”, afirma.

Compromisso

O gerente executivo da Águas do Piauí, Célio Damásio, reforça o compromisso da concessionária em trazer mais água de qualidade e com regularidade aos piauienses tanto no dia a dia quanto nos períodos de aumento da demanda, como foi o Carnaval.

“A partir do momento que assumimos a operação dos sistemas de água e esgoto de cada município, passamos a investir em melhorias emergenciais e estruturantes para adequar a produção de água ao cenário atual das cidades. É um trabalho gradativo e que exige tempo de execução, pois as redes que recebemos necessitavam, e ainda precisam, de importantes revitalizações. Mas a população pode confiar que temos capacidade técnica e operacional para realizar todas as melhorias necessárias e, assim, levar mais qualidade de vida e saúde através do ciclo completo de saneamento básico”, pontua.

Compartilhar:

Mais notícias