A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) participou, nessa terça-feira (29), de uma reunião virtual com representante técnico da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para tratar da implantação de metodologias de prevenção direcionadas às redes de educação e assistência social dos municípios piauienses.
O objetivo da parceria é capacitar profissionais das escolas e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que atuam com públicos estratégicos: crianças do Ensino Fundamental I (6 a 10 anos), adolescentes do Fundamental II (13 e 14 anos) e famílias atendidas pelos serviços do Paif e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As capacitações serão ofertadas nas cinco macrorregiões do estado – Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.
Para a secretária da Cendfol, Simone Pereira, a iniciativa representa um avanço na política estadual de prevenção às drogas que precisa ser contínua, integrada e baseada em evidências. “Esta parceria com a Senad reforça o nosso compromisso em atuar na base, com metodologias eficazes, voltadas para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. É assim que fortalecemos a rede e protegemos o futuro das nossas comunidades”, destacou.
Karina Sampaio, diretora de interlocução institucional da Cendfol, explica que a metodologia a ser implantada trabalha com abordagens lúdicas e educativas, capazes de mobilizar os públicos envolvidos. “Vamos qualificar as equipes da educação e da assistência social para que desenvolvam ações preventivas junto às crianças do Ensino Fundamental I, adolescentes do Fundamental II e às famílias acompanhadas pelo Paif e pelo Serviço de Convivência. A ideia é construir uma atuação articulada com os municípios e levar essa proposta a todas as regiões do estado, de forma efetiva e regionalizada”, afirmou.
Participaram da reunião, diretamente da sede da Cendfol, além de Karina Sampaio, a coordenadora de prevenção ao álcool e outras drogas da Cendfol, Keila Damasceno; o representante da Fenact e membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí, Célio Luiz; e Anne Frank, secretária executiva do Conselho Estadual.
A articulação é parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Cendfol para fortalecimento da política sobre drogas no estado, com foco na prevenção e na promoção de práticas saudáveis.