A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) realizou, nessa quinta-feira (15), a entrega oficial de tatames, kimonos e instrumentos para a prática de capoeira ao Projeto Jiu Solidário, desenvolvido na Vila Operária, na zona norte de Teresina. A ação integra a política de prevenção do órgão e beneficia crianças e adolescentes com idades entre 4 e 16 anos, por meio do esporte e da convivência comunitária.
Ao todo, foram entregues 20 kimonos, 65 placas de tatames e instrumentos para a prática de capoeira, fortalecendo a estrutura das atividades de jiu-jítsu, capoeira e judô. O projeto é coordenado por Carlos Alberto Ibiapina e conta com o apoio da Associação Filhos e Filhas da Mãe do Belo Amor.
Atualmente, o projeto atende 30 crianças e adolescentes nas aulas de capoeira e 20 participantes no jiu-jítsu. As turmas de judô estão em fase de formação, com perspectiva de ampliação do atendimento nos próximos meses, fortalecendo ainda mais o alcance das ações desenvolvidas no território.

Durante a entrega, a secretária de Enfrentamento às Drogas, Simone Pereira, destacou a reestruturação da metodologia de atuação do órgão, com foco prioritário na prevenção. “Desde que assumimos a coordenadoria, fizemos uma reestruturação da nossa metodologia de ação. Hoje, a Cendfol investe muito mais na prevenção, porque entendemos que precisamos preparar as gerações futuras para que estejam livres do mundo das drogas”, afirmou a gestora.
Segundo Simone Pereira, as ações da Cendfol envolvem prevenção, acolhimento e reinserção social, com forte articulação junto a parceiros locais. “É dentro dessa nova visão de ação que buscamos parcerias com as organizações da sociedade civil (OSCs) e com as comunidades que já desenvolvem um trabalho sério e que somam muito no processo de prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas”, pontuou a secretária.

A gestora também ressaltou o papel do esporte como instrumento de inserção social e ampliação de oportunidades. “Aqui são desenvolvidas modalidades como judô, jiu-jítsu e capoeira por uma associação reconhecida pela seriedade com que encara essa realidade. São parceiros que já têm esse público e fortalecem nosso compromisso de trabalhar desde a primeira infância até a juventude, garantindo mais dignidade, conforto e igualdade de oportunidades”, completou Simone.
Representando a Associação Filhos e Filhas da Mãe do Belo Amor, o padre Ítalo, pároco da Igreja de São José Operário, destacou a importância da parceria com o poder público. “Essa é uma noite celebrativa. A presença da secretária Simone aqui conosco é muito importante, porque a igreja sempre buscou integrar as pessoas e oferecer meios para um novo estilo de vida”, afirmou o religioso.
O padre também ressaltou o papel do esporte nas ações desenvolvidas junto à comunidade. “Buscamos parceiros que abracem esse mesmo sonho, dando possibilidades e oportunidades para jovens, adultos e crianças, seja no judô, no jiu-jítsu ou na capoeira. Quando encontramos pessoas comprometidas com a promoção da vida, nós incentivamos e seguimos caminhando juntos”, disse o pároco.

O evento contou com a presença da equipe da Cendfol, acompanhando a secretária Simone Pereira, incluindo a diretora de Interlocução Institucional, Karina Sampaio; a diretora de Planejamento, Lílian Guimarães, além da equipe técnica da área de interlocução institucional da secretaria.

A programação foi marcada por apresentações de capoeira e jiu-jítsu, evidenciando o esporte como ferramenta de disciplina, convivência e fortalecimento de trajetórias mais saudáveis para crianças e adolescentes da Vila Operária.
