A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) marcou presença no Summit: Pacto pela Juventude Piauiense, realizado pela Coordenadoria de Juventude do Estado (Cojuv), reunindo gestores e secretários municipais para dois dias de troca de experiências, capacitação e construção conjunta de soluções para as juventudes do Piauí.
Durante o evento, a Cendfol apresentou uma Exposição Institucional, destacando as ações, programas e estratégias que vêm sendo desenvolvidas no enfrentamento às drogas e na promoção do lazer como instrumentos de valorização e proteção social. A secretária da Cendfol, Simone Pereira, e a diretora de Interlocução Institucional, Karina Sampaio, participaram ativamente das discussões e reforçaram a importância da articulação intersetorial.
“Primeiro, parabenizamos o secretário Everton Calisto pela iniciativa de convocar os municípios para fortalecer esse pacto em favor da juventude piauiense. A nossa participação aqui representa o reconhecimento de um novo momento na construção de políticas públicas, que entendem a importância da articulação e, principalmente, da interlocução. A política de juventude precisa caminhar de mãos dadas com a política de enfrentamento às drogas”, destacou a secretária.
Além de Simone Pereira, também estiveram presentes representando a Cendfol a coordenadora de Enfrentamento, Keila Damasceno; a coordenadora de Prevenção, Pollyana Costa; e os colaboradores Raíssa Fonseca e Luan Rocha.
O evento, promovido pela Cojuv, foi pensado como um grande espaço de articulação entre o Governo do Estado e os municípios, com o lançamento do novo Plano Estadual de Juventude, capacitação técnica e a assinatura do Pacto pela Juventude Piauiense. A proposta é garantir o avanço das políticas públicas voltadas à população jovem, promovendo oportunidades, proteção e desenvolvimento.
Para a Cendfol, a participação no Summit reforça o compromisso com a integração de esforços em torno da juventude, entendendo que o combate às drogas e a promoção do lazer são pilares essenciais na construção de um futuro mais justo, saudável e promissor para os jovens do Piauí.