Cerca de 200 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas durante a ação do Programa Justiça Itinerante, no bairro Santa Clara, na zona sul de Teresina. As novas carteiras garantem à população o acesso a um documento essencial para o exercício da cidadania e para o acesso a direitos e serviços públicos.
A iniciativa foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e a Associação dos Idosos do Bairro Santa Clara e Adjacências (Aibasca), levando o serviço diretamente à comunidade e facilitando o atendimento de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento.

Moradora do bairro Santa Clara, Sabrina Keylane destacou a importância da ação. “Esse atendimento facilita muito o acesso aos documentos. A gente não precisa se deslocar para outros lugares mais distantes para resolver algo que é necessário para ingressar em universidades, acessar direitos e serviços que são nossos. Foi muito importante para a comunidade”, afirmou.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita, tanto para a primeira via quanto para quem deseja substituir o modelo antigo do RG.
