A Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) recebeu, nessa quinta-feira (19), uma equipe técnica da Prefeitura de Teresina para uma reunião institucional voltada à troca de experiências sobre a obtenção da Certidão de Atendimento aos Critérios de Transparência e Rastreabilidade.
O encontro teve como foco o processo adotado pelo Governo do Estado para conquistar a certificação, vinculada ao acompanhamento e à prestação de contas dos recursos oriundos de emendas parlamentares, por meio do módulo específico do Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP).
Durante a reunião, o diretor da Unidade de Controladoria da CGE-PI, Kilmer Távora, apresentou um panorama detalhado de como se deu a estruturação do fluxo das emendas. Segundo ele, foram demonstrados o funcionamento do sistema, a integração com o Portal da Transparência, a normatização por meio de resolução específica e os desafios enfrentados ao longo do processo.

“Eles quiseram entender como conseguimos a certidão e mostramos todo o nosso fluxo operacional, a resolução da CGFR, construída a partir do entendimento conjunto de órgãos como a Secretária de do Planejamento (Seplan), Secretária da Fazenda (Sefaz) e CGE, visando atender a Instituição Normativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A prefeitura precisa dessa certidão para executar emendas e agora vai avaliar se adotará o mesmo sistema ou se desenvolverá uma solução própria”, explicou Kilmer Távora.
