Notícias

Comissão julgadora visita escolas para selecionar os 10 melhores projetos do II Concurso Cidadania na Escola

O resultado será divulgado no próximo dia 24 de novembro. E na primeira quinzena de dezembro acontece a solenidade de premiação e escolha das três melhores iniciativas.

O II Concurso Cidadania na Escola está mobilizando centenas de alunos e toda a comunidade escolar das escolas públicas estaduais, levando conhecimento e cidadania fiscal para dentro e fora da escola. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais, incentivando também a participação do cidadão no controle dos recursos públicos e nas políticas sociais do Estado.

Nessa etapa atual, denominada culminância, os 19 projetos das escolas que venceram a primeira etapa estão sendo apresentados para a comissão julgadora para, posteriormente, serem selecionados os 10 melhores projetos.

IMG_8861.JPG

Na última quinta-feira (9), membros da comissão julgadora visitou o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Mário Raulino, em Altos, uma das escolas estaduais selecionadas na primeira etapa do concurso, por meio do projeto “Moeda do Conhecimento: Despertando a Educação Fiscal”, que é coordenado pela professora Ravena Frota e desenvolvido pelos alunos do ensino médio.

Segundo o diretor do Ceti Mário Raulino, Francisco Mesquita, esta é apenas uma semente que foi plantada para disseminar esse tema, da educação fiscal, tão importante para conscientização social e formação dos alunos e de toda comunidade escolar. 

Ele acrescenta que a escola possui cerca de 445 alunos e tem mais de 50 anos. O diretor agradece a iniciativa do Governo do Estado, de lançar esse concurso, pois estimulou mais o interesse dos alunos e professores, de trabalharem essa conscientização sobre a importância da educação fiscal.

IMG_8949.JPG

Para o estudante do 3º ano do ensino médio, William Santos, falar sobre a importância dos tributos é também desmistificar a ideia pejorativa de associar o pagamento dos impostos com algo ruim. “O pagamento desses impostos é importante para realização de investimentos na saúde, segurança, educação, inclusive aqui na nossa escola pública. E é preciso ter consciência de que o conhecimento sobre a cidadania fiscal também representa poder e libertação”, afirma William.

Além de serem conscientizados sobre a importância dos tributos para implementação das políticas públicas, os alunos ainda viram disseminadores desse conhecimento no seio familiar e na própria sociedade.

IMG_8936.JPG

Os alunos do Ceti Mário Raulino, por exemplo, além de apresentarem os trabalhos em sala de aula e disseminarem conhecimento para outras turmas do ensino fundamental, que não participam do projeto, também estão levando conhecimento para a sociedade, ou seja, fora da escola, sobre a importância de exercer a cidadania fiscal. A ação aconteceu em uma praça pública de Altos. 

Outras escolas ainda serão visitadas pela comissão julgadora, sendo que a classificação dos 10 melhores projetos apresentados acontece no próximo dia 24 de novembro. E na etapa final, denominada Culminância Geral, que ocorre na primeira quinzena de dezembro, serão premiados os três melhores projetos, durante uma solenidade em Teresina, que reunirá os gestores estaduais das Secretarias da Fazenda, CGE, Educação e Receita Federal, além dos integrantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Piauí (GEFE-PI).  

Na ocasião, os três melhores projetos apresentados pelas escolas receberão os seguintes prêmios: 1º Lugar, 1 computador e 2 smartphones para a escola, além de 4 smartphones para os alunos; 2º Lugar, 1 computador e 1 smartphone para a escola e 3 smartphones para os alunos; e 3º Lugar, 1 computador para escola e 2 smartphones para os alunos.

Incentivo ao Empreendedorismo

IMG_9112.JPG

O Concurso Cidadania na Escola, além de estimular os alunos e a comunidade das escolas públicas a se tornarem cidadãos mais conscientes, também está contribuindo para incentivar que essas pessoas sejam donas do próprio negócio, ou seja estimulando a serem empreendedores conscientes da função social dos tributos.

Durante a apresentação dos trabalhos para a comissão julgadora no Ceti Mário Raulino, os alunos apresentaram iniciativas inovadoras, associando, por exemplo, a cidadania fiscal com o empreendedorismo, nas mais diversas áreas: na área da beleza, produção de sachês e até culinária. Inclusive demonstraram o aproveitamento de uma das frutas mais tradicionais de Altos, a manga, para fabricação de bolo, suco, geleia e mousse.

IMG_9032.JPG

A gerente da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lúcia Pessoa, ficou impressionada com a riqueza dos trabalhos apresentados e o envolvimento de toda comunidade escolar. “Queria agradecer a todos vocês pelo empenho no desenvolvimento dos projetos de educação fiscal, tão importantes para que as pessoas tenham uma visão mais clara sobre para que serve e porque temos que pagar os nossos tributos, que vão retornar para nós em forma de políticas públicas”, enfatizou Lúcia Pessoa. 

A coordenadora do Grupo Estadual da Educação Fiscal, Alcionea de Castro, acrescenta que, a cada escola visitada, a comissão organizadora do concurso se surpreende, cada vez mais, com as iniciativas e considera que o concurso está cumprindo com o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar em prol da conscientização sobre educação fiscal.  “E assim vamos conseguir ampliar o entendimento das pessoas, no sentido de compreenderem que pagar tributos não é prejuízo para o nosso bolso e sim um investimento que retorna para toda sociedade”, enfatiza Alcionea.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o concurso visa envolver toda a comunidade escolar, formada por estudantes, professores, gestores, colaboradores e pais dos alunos das escolas públicas estaduais. “Incentivamos esse concurso em todas as escolas. Ele está em sintonia com o que o Governo do Estado vem pregando como um dos pilares a serem priorizados nas escolas de tempo integral, que é promover a cidadania dos alunos e da comunidade escolar”, finalizou o secretário.

Compartilhar:

Mais notícias