O objetivo do projeto é destacar a importância ambiental do plantio de árvores em Teresina, visto que a capital, assim como todo o estado, encara altas temperaturas, devido às recentes mudanças climáticas, e também enfrenta o famoso período de B-R-O Bró. De acordo com relatório publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), há 80% de probabilidade de que a temperatura média global anual exceda temporariamente em 1,5°C os níveis pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos.
Na ocasião, foram entregues aos presentes 90 mudas nativas das espécies Flamboyant, Ipê e Jacarandá para plantio. Segundo Sílvio Leite, o movimento busca contribuir para que Teresina tenha sua arborização ampliada e revitalizada. “Nossa iniciativa começou há mais de 20 anos, mas mudamos o foco da campanha pois a diversidade climática está batendo à nossa porta. A natureza está dando uma resposta às constantes agressões que vêm sofrendo pelo ser humano, e precisamos fazer nossa parte e nos mobilizar”, destacou o empresário.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimatéia Rêgo, destacou a importância do evento. “Essa iniciativa do Dr. Sílvio é, sem dúvida alguma, de extrema importância e altamente benéfica para toda a capital. É um projeto para a nossa cidade, que além de deixa-la mais embelezada, deve torná-la mais agradável, mais fresca e com menos risco de ser alvo de impactos climáticos. Ipês roxos, brancos e amarelos tornarão a cidade ainda mais linda. Agradecemos por esse convite, participamos ativamente, ao tempo em que também parabenizamos Sílvio Leite pela iniciativa”, destacou o comandante-geral.