A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária, concluiu mais uma edição do curso de Processamento de Frutos Tropicais, desta vez em Guadalupe. A iniciativa faz parte do cronograma de capacitações que abrangem todo o estado, com foco inicial na região de Teresina e crescente procura em municípios como Corrente e Bom Jesus.
O curso faz parte de um conjunto de ações da Sada para capacitar agricultores familiares e estudantes de áreas rurais em todo o Piauí. De acordo com o secretário Fábio Abreu, a Secretaria tem buscado ampliar o alcance das capacitações em todas as regiões do estado. “Os cursos têm acontecido no estado inteiro, os interessados em receber capacitações devem procurar o escritório da Sada nos municípios ou regional mais próxima”, explicou o secretário.

De acordo com a coordenadora da Escola de Gestão, Maria Góes, a procura pelas capacitações têm partido tanto de sindicatos quanto de associações locais, por meio das regionais da Sada, que atualmente abrange 12 regiões do estado. “Estamos trabalhando para expandir cada vez mais a oferta dos cursos, de acordo com a demanda apresentada por cada município. Na próxima semana, por exemplo, teremos cursos nas áreas de horticultura, galinha caipira, panificação, entre outros”, informou a coordenadora.
Em Guadalupe, foram capacitados 38 alunos, dos cursos técnicos em Zootecnia e Agropecuária, da Escola Agrícola Frei José Apicella, A ação foi viabilizada a partir de solicitação da diretora da instituição, com foco em disciplinas relacionadas à agroindústria. Os estudantes aprenderam técnicas de transformação de frutos perecíveis em subprodutos com maior durabilidade, como doces, geleias e cocadas.
“Utilizamos diversas frutas doadas pelos próprios produtores locais, como mamão, goiaba, maracujá, melancia, limão, banana e acerola. A participação foi muito positiva e o resultado superou as expectativas”, destacou a diretora Maria Góes.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) também participou do curso, orientando os alunos sobre os critérios de certificação de produtos artesanais, agregando valor à produção local. Os estudantes demonstraram grande interesse e já articulam a formação de uma associação para dar continuidade às atividades após a conclusão do curso.
Desde sua criação, entre 2023 e 2024, a Sada já realizou mais de 30 cursos, atendendo cerca de 4 mil famílias agricultoras em diferentes áreas da agricultura familiar.

Como participar dos cursos
Interessados em levar os cursos da Escola de Gestão aos seus municípios devem procurar os escritórios locais ou regionais da Sada e formalizar a solicitação por meio de ofício. Assim que a demanda é registrada, a Secretaria organiza a logística e entra em contato para definir os detalhes da capacitação.