Sucesso na primeira edição do Programa do Governo Piauí, realizado nos dias 11 e 12 de abril, na cidade de Picos, o Stand do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levou serviços de habilitação e regularização de veículos à população local, como parte do projeto que busca aproximar o poder público das comunidades e ampliar o acesso a serviços essenciais oferecidos pela gestão estadual.
Entre os serviços disponibilizados pelo Detran estavam renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com até cinco anos de vencimento; emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além de consultas completas sobre a situação de veículos, incluindo licenciamento, multas e taxas pendentes. Cerca de duas mil pessoas foram atendidas na estratégia governamental.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, a participação no evento reforçou o compromisso do órgão com a descentralização e a escuta ativa da população. “Essa iniciativa do nosso governo visa ampliar o acesso a serviços essenciais, como os do Detran. A primeira edição foi sucesso e estamos preparados para a próxima que vai ocorrer em Piripiri”, destacou.
Objetivos do projeto
O “Diálogos pelo Piauí” foi criado com a proposta de escutar as demandas da população, identificar as principais necessidades de cada território e garantir a presença ativa do Estado nos municípios. A previsão é que a iniciativa ocorra duas vezes por mês, sempre em cidades diferentes, abrangendo ao todo 12 territórios de desenvolvimento ao longo do ano.
Segundo a Diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, “levar esse tipo de atendimento às cidades do interior representa um avanço significativo na democratização do acesso aos serviços públicos, facilitando a vida de quem, muitas vezes, enfrenta longas distâncias e dificuldades para resolver questões simples relacionadas à documentação veicular e à habilitação”.