Entre os vários serviços que o Gov.pi Cidadão oferece à população de forma online e gratuita, um deles é a emissão da guia de recolhimento para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O serviço também está disponível pelos sites do Detran Piauí e da Secretaria da Fazenda.
Saiba o passo a passo para emitir o IPVA:
Passo 1: Acesse a plataforma Gov.Pi Cidadão
Para começar, acesse a plataforma Gov.pi Cidadão visitando o site oficial Gov.pi ou baixando o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store.
Passo 2: Escolha o método de login
No Gov.pi Cidadão, você tem opções de login:
Utilize o Gov.BR, a plataforma oficial aceita pelo sistema.
Ou, se você já possui o RG digital do piauiense, pode fazer login pelo ID Piauiense.
A ID Digital oficial do Estado do Piauí é a versão digital do RG do cidadão, disponível gratuitamente para as novas cédulas de identidade emitidas a partir de outubro de 2022.
Passo 3: Insira as informações solicitadas
Insira nos campos disponíveis as informações solicitadas.
Preencha nos campos disponíveis as informações solicitadas: placa do veículo e código Renavam.
Passo 4: Gere o documento de arrecadação do IPVA
Conclua serviço gerando o documento de arrecadação do IPVA.
Quando a etapa anterior for concluída e o sistema atestar a validade dos dados, o boleto do DAR-IPVA será gerado.
Informações:
Quem pode utilizar esse serviço?
Proprietário, comprador do veículo registrado no Detran-PI ou arrendatário do veículo.
Quanto tempo leva?
A emissão da guia é imediata.
Orientações gerais
Para quaisquer dúvidas, orientações ou atendimento, dirija-se à sede da Sefaz-PI ou entre em contato com a Central de Atendimento por meio dos números (86) 3216-960, (86) 3216-9612, (86) 3126-9614, (86) 3216-9615, (86) 3216-9616 ou (86) 3216-9665.