Três escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí foram premiadas no II Concurso Cidadania na Escola. Mais de 200 escolas públicas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) foram inscritas no concurso, envolvendo a participação de 77.834 alunos do ensino fundamental e médio. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (16), no auditório Francisca Trindade, da Escola Fazendária.
Os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Landri Sales, em São Pedro do Piauí; Mário Raulino, em Altos; e José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, respectivamente, foram as escolas premiadas. Os três melhores projetos apresentados pelas escolas receberam os seguintes prêmios: 1º) LUGAR: 1 computador e 2 smartphones para a escola, além de 4 smartphones para os alunos; 2º) LUGAR: 1 computador e 1 smartphone para a escola e 3 smartphones para os alunos; e 3º) LUGAR: 1 computador para escola e 2 smartphones para os alunos.
Durante a premiação da equipe do Ceti José Narciso da Rocha Filho, a estudante Maria Olívia de Sousa, da 2ª série do ensino médio, foi anunciada como vencedora da promoção “Um nome para a abelhinha”, com o nome Fiscamel, recebendo uma premiação.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do concurso para a Educação do Piauí. “Com esse projeto, os estudantes adquiriram conhecimentos na área fiscal, na área dos tributos e impostos, para que eles entendam a importância dos tributos e impostos que suas famílias pagam e como eles são aplicados nos serviços públicos que são destinados à sociedade. Essa é mais uma oportunidade de aprendizado que nós levamos aos nossos alunos no exercício da cidadania”, declarou o gestor.
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Landri Sales, localizado no município de São Pedro do Piauí, foi a escola que alcançou o primeiro lugar no concurso. A estudante da escola, Maria Eduarda, discursou na solenidade e revelou o que levou de aprendizado com o concurso.
“É uma honra para mim estar aqui hoje. O projeto de Educação Fiscal teve uma grande importância e impacto na nossa escola, pois foi através dele que nós começamos a entender a importância dos impostos, a preocupação que devemos ter em pagar os nossos impostos e quão relevante é, tanto para a nossa educação como para a questão da infraestrutura da nossa escola. E é como dizem: ‘Educai as crianças para não ter que punir os homens’, frase de Pitágoras”, completou a adolescente.
O secretário de Estado da Fazenda, Emílio Júnior, aproveitou a ocasião para reforçar o apoio dos órgãos parceiros que contribuíram para fortalecer o concurso. “Agradecemos a todos os parceiros que abraçaram essa causa para que esse programa de Educação Fiscal saia do papel. Agradecemos, em especial, à Seduc por todo o apoio que recebemos das equipes. Esse projeto é muito importante para que os adolescentes tenham essa consciência dos pagamentos dos tributos”, enfatizou.
“É uma hora para nós estarmos nessa parceria para o desenvolvimento desse projeto tão importante. A CGE se faz presente e está de portas abertas para escolas e estudantes que queiram nos fazer uma visita, pois faremos esse trabalho de orientação com os órgãos e os estudantes”, afirmou a superintendente da Controladoria Geral do Estado (CGE), Maria do Amparo Silva, durante a solenidade.
O auditor da Receita Federal, José Valter Oliveira, destacou o empenho das escolas na participação do projeto. “Ficamos muito felizes de saber que 200 escolas estiveram envolvidas nesse projeto. A educação muda todas as direções e é essa força motora e inteligência que são importantes para vencermos os desafios”, disse.
Concurso Cidadania na Escola
O Cidadania na Escola é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Programa Estadual de Educação Fiscal (GEFE-PI), que é desenvolvido pela Sefaz, CGE, Seduc e Receita Federal. O objetivo é conscientizar sobre a importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais, incentivando também a participação do cidadão no controle dos recursos públicos e nas políticas sociais do Estado.
Para concorrer à premiação, foram selecionados 19 projetos na primeira etapa do concurso, mobilizando cerca de 6.602 alunos. Na penúltima etapa, em novembro do ano passado, foram selecionados 10 projetos para concorrem à premiação final. Na etapa final, denominada Culminância Geral, foram selecionados para premiação os três melhores projetos. A solenidade de premiação contou, além da presença dos gestores estaduais dos órgãos envolvidos no concurso, com a presença dos integrantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-PI).
A entrega dos prêmios foi feita pelos dois secretários estaduais, respectivamente, Washington Bandeira e Emílio Júnior, juntamente com os representantes dos órgãos parceiros do concurso, a exemplo da Receita Federal.
CONFIRA A COLOCAÇÃO DAS ESCOLAS NO II CONCURSO CIDADANIA NA ESCOLA
1º Lugar – CETI LANDRI SALES – SÃO PEDRO DO PIAUÍ (6ª GRE)
2º Lugar – CETI MÁRIO RAULINO – ALTOS (18ª GRE)
3º Lugar – CETI JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO – PIRIPIRI (3ª GRE)
4º Lugar – U.E PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ TIBÚRCIO – BETÂNIA DO PI (17ª GRE)
5º Lugar – CETI JOSÉ MENDES VASCONCELOS – JOAQUIM PIRES (2ª GRE)
6º Lugar – CETI LETÍCIA MACÊDO – ANÍSIO DE ABREU (13ª GRE)
7º Lugar – U.E DEP. JOAQUIM GOMES CALADO – TERESINA (20ª GRE)
8º Lugar – U.E RAIMUNDO DA PAZ NOGUEIRA – SEBASTIÃO BARROS (15ª GRE)
9º Lugar – U.E COSTA ALVARENGA – OEIRAS (8ª GRE)
10º Lugar – CETI JOSÉ ATANÁSIO DE SANTANA – SIMPLÍCIO MENDES (12ª GRE)