Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Rural Frei José Apicella, na cidade de Guadalupe, participaram do curso de Processamento de Frutas Tropicais, ofertado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O curso teve como objetivo oferecer conhecimentos técnicos sobre o aproveitamento de frutas tropicais para produção de alimentos, agregando valor à produção local.
A iniciativa, que contou com 38 alunos e quatro instrutores da Sada, é fruto de uma solicitação da diretora da escola, professora Conceição Gonçalves. A coordenadora da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária da Sada, Maria Góes, destacou o envolvimento da comunidade local no projeto: “Estamos aqui em Guadalupe atendendo ao pedido da diretora da escola, ministrando esse curso com nossa equipe da Sada, em nome do secretário Fábio Abreu. A comunidade tem participado ativamente, fornecendo frutas e implementos necessários para a realização do curso. Estamos trabalhando com alunos dos cursos de Zootecnia e Técnico em Agropecuária, e é uma oportunidade de contribuir com a formação deles, além de discutir o aproveitamento de produtos que seriam desperdiçados e podem ser usados na alimentação humana”, afirmou.

Durante o curso, os participantes aprendem sobre boas práticas de fabricação, conservação de alimentos e cuidados desde a colheita até o acondicionamento e transporte. Os alunos também receberam orientações sobre o registro estadual de produtos de origem vegetal artesanal e a certificação de qualidade para comercialização.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento da agroindústria local: “Essa é mais uma ação da Sada no compromisso com o desenvolvimento sustentável do campo. Capacitar os jovens e produtores rurais com conhecimento técnico e prático é essencial para garantir segurança alimentar, evitar desperdícios e impulsionar a economia rural com produtos certificados e de qualidade”, destacou o secretário.
Ao final do curso os alunos receberam certificados emitidos pela Escola de Gestão e Educação Rural e Agropecuária da Sada.


