Notícias

Estudantes da rede estadual em Guadalupe participam de cursos ofertados pela Sada e Adapi

O curso teve como objetivo oferecer conhecimentos técnicos sobre o aproveitamento de frutas tropicais para produção de alimentos.

Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Rural Frei José Apicella, na cidade de Guadalupe, participaram do curso de Processamento de Frutas Tropicais, ofertado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O curso teve como objetivo oferecer conhecimentos técnicos sobre o aproveitamento de frutas tropicais para produção de alimentos, agregando valor à produção local.

A iniciativa, que contou com 38 alunos e quatro instrutores da Sada, é fruto de uma solicitação da diretora da escola, professora Conceição Gonçalves. A coordenadora da Escola de Gestão, Educação Rural e Agropecuária da Sada, Maria Góes, destacou o envolvimento da comunidade local no projeto: “Estamos aqui em Guadalupe atendendo ao pedido da diretora da escola, ministrando esse curso com nossa equipe da Sada, em nome do secretário Fábio Abreu. A comunidade tem participado ativamente, fornecendo frutas e implementos necessários para a realização do curso. Estamos trabalhando com alunos dos cursos de Zootecnia e Técnico em Agropecuária, e é uma oportunidade de contribuir com a formação deles, além de discutir o aproveitamento de produtos que seriam desperdiçados e podem ser usados na alimentação humana”, afirmou.

Foto: Ascom Sada

Durante o curso, os participantes aprendem sobre boas práticas de fabricação, conservação de alimentos e cuidados desde a colheita até o acondicionamento e transporte. Os alunos também receberam orientações sobre o registro estadual de produtos de origem vegetal artesanal e a certificação de qualidade para comercialização.

Foto: Ascom Sada

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento da agroindústria local: “Essa é mais uma ação da Sada no compromisso com o desenvolvimento sustentável do campo. Capacitar os jovens e produtores rurais com conhecimento técnico e prático é essencial para garantir segurança alimentar, evitar desperdícios e impulsionar a economia rural com produtos certificados e de qualidade”, destacou o secretário.

Ao final do curso os alunos receberam certificados emitidos pela Escola de Gestão e Educação Rural e Agropecuária da Sada.

Foto: Ascom Sada

 

Foto: Ascom Sada

 

Foto: Ascom Sada

Compartilhar:

Mais notícias