Estudantes do Ceti Professor Antônio Maria Madeira, em Teresina, viveram uma experiência transformadora na Academia Piauiense de Letras (APL). Com foco na literatura produzida por mulheres, a visita fez parte do projeto “Vozes Delas: A Poesia que nos Habita”, ação integrante do Clube de Leitura da Seduc. A atividade inspirou os jovens a criarem livros, peças, quadrinhos e outras produções autorais.
Durante o passeio, os alunos conheceram a história da APL, seus espaços e o papel que a instituição exerce na preservação e valorização da literatura piauiense. Como incentivo à formação de novos leitores, a Academia doou exemplares de autores locais para a biblioteca do Ceti, fortalecendo a conexão entre educação pública e cultura literária.

Coordenado pela professora Márcia Brandão, o projeto reúne estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, mas é aberto para os demais estudantes da escola interessados em participar. A proposta é incentivar o protagonismo juvenil por meio da leitura e da criação literária, com ênfase na produção poética feminina. Entre as autoras trabalhadas estão Cecília Meireles, Cora Coralina, Clarice Lispector, Dinah Sales e Socorro Lira.
Para a estudante Júlia Cecília Bezerra Silva, a visita à APL foi uma experiência inesquecível. “Conhecer a Academia me inspirou ainda mais a escrever e acreditar no meu potencial como poetisa. É muito especial ver a escola e a Seduc promovendo ações que nos conectam com a literatura e com autores reais. O Clube de Leitura nos mostra que a leitura não é só um conteúdo escolar, mas um caminho para sonhar, criar e transformar a nossa própria história”, destacou Júlia Cecília Bezerra Silva.
Lara Geovana de Sousa também celebrou o projeto e o incentivo que recebeu na escola. “A professora Márcia confiou em mim e me desafiou a escrever uma peça autoral do zero. Eu abracei a ideia e consegui. Esse tipo de apoio faz toda a diferença. Quando alguém acredita no nosso potencial, a gente acredita também e vai mais longe”, disse.

Segundo a professora, a visita à Academia foi a segunda etapa do projeto. “Começamos com o estudo de obras de autoras nacionais e piauienses. Depois, promovemos esse momento fora da escola como forma de ampliar a vivência literária dos estudantes e aproximá-los da produção feita por mulheres do nosso estado”, conta.
Além das leituras e visitas guiadas, o projeto também inclui atividades como monólogos, varais de poesia, apresentações teatrais e o lançamento de um livro com poemas escritos pelos próprios alunos, transformando o ambiente escolar em espaço de criação, arte e expressão.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Clube de Leitura da Seduc é uma ferramenta essencial para fortalecer a aprendizagem e despertar talentos. “Projetos como este desenvolvem habilidades fundamentais, como leitura, escrita e interpretação. São ações que fazem diferença na vida dos estudantes, inclusive no desempenho em avaliações como o SAEB, Olimpíadas do Conhecimento e no Enem”, destacou o gestor.
Ao incentivar a leitura como prática cotidiana, o Clube de Leitura reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública que vai além do currículo, conectando os estudantes com a cultura, a sensibilidade e um futuro com mais possibilidades.