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Etipi compartilha dicas de segurança na internet e proteção de dados

Segundo o encarregado da proteção de dados da Etipi, Raimundo Neto, a segurança na internet começa com a conscientização dos usuários..

A privacidade é um direito fundamental que deve ser protegido em todas as esferas da vida digital. A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) está comprometida com a proteção dos dados dos cidadãos e compartilha algumas dicas para garantir  maior segurança durante o uso da internet.

Segundo o encarregado da proteção de dados da Etipi, Raimundo Neto, a informação e a conscientização sobre essa temática são imprescindíveis nos dias de hoje, já que as pessoas fazem inúmeras operações online e compartilham a vida e o dia a dia na internet.

“A segurança na internet começa com a conscientização dos usuários. É essencial que todos compreendam os riscos e adotem práticas que protejam suas informações pessoais e profissionais”, afirmou o profissional.

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Etipi compartilha dicas de segurança na internet e proteção de dados (Foto: Thanandro Fabrício / Ascom Etipi)

Confira as dicas e consulte fontes confiáveis para manter-se informado sobre as melhores formas de proteger seus dados e sua privacidade online.  

Como se proteger na internet:

1. Redes sociais: Curta com moderação 
– Pense bem antes de postar 
– Seja seletivo ao aceitar seguidores 
– Limite o compartilhamento de informações do perfil 
– Proteja o acesso à sua conta criando senhas fortes

2. Backup: proteja seus dados 
– Faça backups regulares: Utilize serviços de nuvem e habilite backups automáticos para reduzir erros e esquecimentos. 
– Habilite criptografia para backups na nuvem e em mídias físicas. 
– Acompanhe notificações do sistema e teste backups periodicamente para garantir a integridade dos dados.

3. Autenticação: proteja sua vida digital 
– Use autenticação forte: senhas sozinhas podem não ser suficientes; ative a verificação em duas etapas. 
– Utilize senhas longas, misturando números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas. Evite usar informações pessoais ou sequências fáceis de adivinhar. 
– Use gerenciadores de senhas ou grave-as em arquivos criptografados.  
– Não salve senhas em navegadores.

4. Vazamento de dados: atue rapidamente 
– Se souber de um vazamento, troque as senhas de todos os serviços onde foi usada. Ative a verificação em duas etapas. 
– Se dados bancários forem vazados, informe imediatamente as instituições financeiras e revise extratos bancários. 
– Ative alertas de movimentações financeiras e monitore seu score de crédito.

5. Segurança no trabalho  
– Respeite as regras da empresa: siga as políticas de uso de recursos corporativos e procedimentos de segurança. 
– Use o computador de trabalho somente para trabalho 
– Instale e use apenas aplicativos autorizados. 
– Instale atualizações regularmente e ative a atualização automática. 
– Use VPN da empresa e conexões seguras para acessar sistemas corporativos. 
– Programe backups automáticos e mantenha cópias atualizadas dos dados.

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