Fevereiro é o último mês para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 com desconto no Piauí. Até o dia 27 de fevereiro, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única (à vista) garantem 10% de desconto. Em março, último mês para quitação do IPVA, o pagamento poderá ser feito apenas sem desconto.
Para quem escolheu o parcelamento em três cotas, a primeira parcela venceu em janeiro. A segunda parcela vence em 27 de fevereiro de 2026, e a terceira e última em 31 de março.
O pagamento do IPVA pode ser realizado de forma online, por meio do site da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) no endereço:
https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/arrecadacao-darweb/emitir-dar-ipva.

Isenções
No Piauí, pouco mais de 400 mil veículos pagam efetivamente o IPVA. Embora o estado possua 1,56 milhão de registros de Renavam, cerca de 828 mil são motocicletas isentas por cilindrada, e outros 282 mil veículos estão dispensados por terem mais de 15 anos de fabricação.
A solicitação de isenção do IPVA 2026 pode ser feita pelo site da Sefaz-PI: https://siatweb.sefaz.pi.gov.br/processo-eletronico/abertura-processo. O benefício é destinado a proprietários de veículos de transporte de cargas e a Pessoas com Deficiência (PCDs).
Já os veículos com mais de 15 anos de fabricação, motocicletas de até 170 cilindradas e táxis possuem isenção automática, não sendo necessária a abertura de processo para requerer o benefício.
Destinação dos recursos do IPVA
A arrecadação do IPVA no Piauí tem destinação definida pela Constituição. Do total arrecadado, 50% permanecem com o Governo do Estado e 50% são repassados ao município onde o veículo está licenciado.
Além disso, 20% do valor arrecadado é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), contribuindo diretamente para o financiamento da educação pública.
Os recursos do IPVA não possuem vinculação a uma despesa específica, podendo ser aplicados em áreas prioritárias definidas pela administração estadual e municipal, como saúde, educação, segurança pública e transporte, conforme o planejamento de cada ente federativo.
Licenciamento anual
A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos também deve ser quitada até 31 de março de 2026, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran): https://www.pi.getran.com.br/site/apps/veiculo/filtroplacarenavam-consultaveiculo.jsp