Definida a seleção piauiense de ciclismo que vai pedalar por medalhas para o Piauí na 47ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que ocorrerá nos próximos dias 29 a 31 de agosto, em Rio Branco, capital do Acre. O Piauí contará com 25 atletas selecionados pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), por se destacarem, principalmente, no ranking piauiense.
O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, informou que, mais uma vez, o Piauí promete trazer muitas medalhas para casa, tendo em vista o ótimo rendimento dos atletas tanto no ranking estadual de 2024, quanto nas provas da atual temporada. A grande dificuldade é a falta de estrutura para o deslocamento de alguns atletas até o Acre, que fica a cerca de 4.300 quilômetros de Teresina, o que tornou inviável a viagem via ônibus, pois levaria mais tempo de viagem, custos e desgaste, reduzindo o tempo para a aclimatação.

“Os estados do Nordeste, principalmente, têm dificuldade para adquirir passagens aéreas quando o evento é realizado no Norte do país, devido ao alto custo das passagens na região. Isso reduziu um pouco o número de atletas da nossa delegação, porém estamos dando o apoio necessário e a delegação contará com três dirigentes e ainda pais dos atletas menores de idade”, disse Fernando Correia Lima.
A Copa contará com delegações dos 16 estados das duas regiões. No ano passado, a sede da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada (46ª edição), foi em Teresina, com promoção da FCP, reunindo mais de 500 ciclistas, sendo recorde de atletas nas delegações em copas N/NE, bem como estrutura e logística, que foi elogiada por dirigentes dos estados e da CBC.

Na ocasião da Copa em Teresina, o Piauí conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Os medalhistas foram João de Deus Soares (ouro – máster D-2), Ramon Amorim (bronze – elite), Lindomar Ferreira (prata e bronze – máster B-2), Sofia Ribeiro (prata – juvenil), Socorro Vasconcelos (bronze – elite), Ana Mell Fernandes (bronze – juvenil) e Valfredo de Oliveira (bronze – máster D-1).
Os atletas viajam para Rio Branco no próximo dia 27 de agosto. A Federação Acreana espera cerca de 400 atletas. As disciplinas em disputa são contrarrelógio, circuito e resistência. A seleção piauiense tem o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); SESC/FECOMERCIO, SEBRAE – PI, AUDAX, Mountain Construtora, EVO BIKE, ZEN BIKE, 4 MOV (Ass. Esportiva) e KING Sports.

SELEÇÃO PIAUIENSE DEFINIDA PARA A 47ª COPA N-NE DE CICLISMO DE ESTRADA:
Dirigentes
Danilo diniz
Eduardo Lopes da Silva
Zenardo Solino Maia
Elite Masculino
Luís Henrique Flauzino
Samuel Nunes Barroso
Danilo Gomes Silveira
Ramonn Gomes Amorim
Elite Feminino
Maria de Fátima Paes dos Santos
Renilla Mayse de Souza Silva (Sub-23)
Infanto-Juvenil
Ângelo Rafael da Cruz Silva
Júnior
João Gabriel Gomes de Oliveira
Witalu Bento Santos Pereira
Juvenil Feminino
Ana Mell Fernandes da Silva Sousa
Sofia Alencar Ribeiro
Juvenil Masculino
Igor Luiz da Silva Sousa
Máster A-1 Masculino
Igor Diego Alves de Oliveira Moura
Francisco Joel do Nascimento Teles
Máster A-2 Masculino
Rodson Costa Barros
Máster B-1 Masculino
João Ricardo Pedrosa Chaves
Bruno Lopes Silva
Máster B-2 Masculino
Lindomar Ferreira dos Santos
Gerson de Albuquerque Alves
Máster C-1 Masculino
Allisson Leonardo Costa Machado
Máster C-2 Masculino
Edmilson Alves de Carvalho Júnior
Edmilson Pereira de Oliveira
Máster D-2
João de Deus Soares Filho
Máster Feminino
Carla de Carvalho
Sabina Fraga da Silva Passos Viana.