A Defesa Civil do Piauí coordenou, nesta segunda-feira (5), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma reunião com representantes de diversos órgãos do Gabinete de Crise . O encontro teve como foco a discussão e planejamento de ações emergenciais para mitigar os efeitos da estiagem em vários municípios piauienses.
Nesse sentido, a Defesa Civil do Piauí convidou José Jorimar Gomes, agente de Defesa Civil do Rio Grande do Norte, para apresentar as boas práticas e o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) utilizado em seu estado, uma plataforma que integra diversos sistemas e informações para a gestão de riscos e desastres.
O agente vai ministrar a capacitação sobre a plataforma nos dias 6 e 7 de maio para gestores de diversos municípios piauienses no Ceti Cristino Castelo Branco.
“Precisamos conscientizar os prefeitos do fortalecimento das Defesas Civis municipais porque é no município que acontecem os desastres. Eles precisam criar suas coordenadorias, solicitar o reconhecimento federal, os recursos e executar, pois eles que conhecem a população e o que mais ela precisa”, diz.
Indira Bezerra, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, ressaltou a importância da troca de informações e a união dos órgãos. “Nós fizemos o convite para o representante da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, uma pessoa capacitada que tem expertise na área, justamente para poder trazer informações, boas práticas do que já foi realizado naquele estado, para que a gente consiga falar a mesma língua, e que para cada órgão tenha a percepção de qual é a sua real competência. A intenção é que a gente consiga fazer um bom planejamento, uma boa execução e consiga aliviar a questão da seca”, conta.
Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, é essencial que os municípios tenham conhecimento de como solicitar os recursos. “A capacitação que teremos nos próximos dias será importante justamente para que os municípios possam preencher de maneira correta a plataforma que é instrumento fundamental para o acesso a recursos, seja para cestas básicas, carros pipas, proteção animal e outras necessidades”, finaliza.