Notícias

Governador apresenta avanços do Piauí nos indicadores sociais em solenidade nesta quinta (12)

A apresentação vai reunir resultados das nas áreas de assistência social, inclusão, juventude, cultura, esporte e proteção às mulheres.

O governador Rafael Fonteles apresenta, nesta quinta-feira (12), às 10h, no Palácio de Karnak, o panorama atualizado dos indicadores sociais do Piauí, reunindo resultados das políticas públicas executadas nos últimos anos. A apresentação trará os detalhes técnicos integrados das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em diferentes áreas, evidenciando avanços sociais e o impacto direto na vida da população.

Na área da assistência social, os dados contemplam a redução da extrema pobreza e da população em situação de pobreza entre 2022 e 2024, além de indicadores de diminuição da desigualdade social e da insegurança alimentar grave. Também serão apresentados resultados da ampliação das unidades do Restaurante Popular, investimentos em instituições de longa permanência para idosos, fortalecimento dos centros de acolhimento socioassistenciais e socioeducativos. O levantamento ainda inclui ações intersetoriais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Quilombola e Indígena, além do avanço na titulação de terras indígenas e no fortalecimento das políticas de igualdade racial e povos originários.

Foto: João Allbert

No campo da inclusão, o relatório destaca os atendimentos realizados pelo Centro de Atendimento às Pessoas com Autismo (Cetea) e pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além do crescimento da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ampliação da educação inclusiva também integra o balanço das ações.

Foto: Ascom Ceir

Já na área do esporte, serão apresentados dados sobre a ampliação do Bolsa Atleta, o desempenho de atletas piauienses em competições nacionais e paralímpicas e o crescimento da participação nos Jogos Escolares Piauienses. O documento também traz dados sobre os investimentos em infraestrutura esportiva em diversos municípios e a expansão do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi), fortalecendo o apoio a projetos e atletas em diferentes modalidades.

Foto: Regis Falcão

As políticas voltadas à juventude também serão apresentadas com percentuais, criação de oportunidades de bolsas, estágios, emprego e empreendedorismo e a ampliação de cursos de qualificação. O avanço na institucionalização das políticas públicas para juventude e os investimentos na construção do Centro Estadual da Juventude também serão abordados.

A apresentação contempla ainda resultados nas áreas de cultura, políticas para mulheres e enfrentamento às drogas. Entre os destaques estão os investimentos por meio dos sistemas de incentivo cultural, a execução de políticas nacionais de fomento à cultura, a ampliação dos organismos de proteção às mulheres, o fortalecimento da rede de atendimento e acolhimento e as ações de prevenção, reinserção social e formulação de políticas públicas sobre drogas.

Foto: Ascom Cendfol

Compartilhar:

Mais notícias