O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (30), o novo Espaço da Cidadania Digital, no Centro de Teresina. O local oferecerá serviços de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), atendimento do programa Piauí Saúde Digital e orientação a pessoas que não sabem utilizar serviços digitais, especialmente as plataformas Gov.pi e Gov.br.
Além desses serviços, o espaço abrigará, em um dos seus três pavimentos, o programa Piauí Gov Tech, que promove a conexão entre governo, universidades, startups e a sociedade civil em busca de soluções inovadoras para o serviço público.
“Aqui vamos emitir a Carteira de Identificação Nacional digital, mas ela é apenas um primeiro passo daquilo que chamamos de cidadania digital: a possibilidade de acessar direitos pelo celular, pela internet. E quem não tem acesso à internet vai contar com um espaço disponível à população para acessar computador, internet e resolver problemas burocráticos neste prédio, no Centro da cidade”, afirmou Rafael Fonteles.
O prédio terá uma sala com 20 estações de trabalho, equipadas com computador, onde a população terá orientações sobre como usar os serviços digitais. “Existe um fosso entre o que está disponível digitalmente e o acesso do cidadão. Este espaço permitirá que a população mergulhe nos serviços digitais do governo, com orientação de servidores públicos”, explicou o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, André Macedo.
O prédio recebeu um investimento de quase R$ 4 milhões e faz parte do projeto de revitalização da área central de Teresina. Ele substitui o antigo Instituto de Identificação Félix Pacheco, localizado na Praça Saraiva, onde as pessoas costumavam emitir o RG.
“Aqui era um espaço abandonado e, dentro da proposta do governador de revitalizar o Centro, ele está colocando este prédio à disposição com serviços essenciais”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.
O secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou que o espaço facilitará ainda mais o uso das plataformas digitais pela população. “O governador Rafael Fonteles lançou a plataforma Gov.pi Cidadão em agosto de 2023. Em 2024, avançamos nessa plataforma, ampliando os serviços digitais, e agora chegou o momento de acolher a população digitalmente”, afirmou o gestor.
O local também contará com uma unidade do Programa Saúde Digital, que permite atendimento médico via telemedicina em várias especialidades. “Imagine que a pessoa pode vir resolver questões administrativas e, nesse mesmo ambiente bonito e bem estruturado, fazer uma consulta gratuita em até 12 áreas da saúde”, explicou o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.
O novo Espaço da Cidadania Digital funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, localizado na Rua Clodoaldo Freitas, 729, próximo ao Estádio Lindolfo Monteiro.