O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, entregaram, nessa sexta-feira (23), a reforma, ampliação, modernização e climatização de duas importantes escolas da rede estadual: os Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Farmacêutico João Carvalho, em Oeiras; e Dr. José Gusmão, em Colônia do Piauí. A entrega das unidades integra o plano estadual de universalização das escolas de tempo integral, articuladas à educação técncia e profissional.
Segundo o secretário da Educação, Rodrigo Torres, a iniciativa garante mais equidade e qualidade no ensino em todas as regiões do Piauí. “Estamos entregando, em Oeiras e Colônia do Piauí, escolas no padrão ouro, com infraestrutura completa para o tempo integral. São unidades modernas, climatizadas e preparadas para oferecer mais qualidade no ensino. Essas entregas mostram que a revolução educacional do Piauí está chegando a todos os territórios, ampliando oportunidades para nossos estudantes ”, afirmou.

Em Oeiras, o Ceti Farmacêutico João Carvalho passou por ampla modernização, com investimento superior a R$1,9 milhão em obras, materiais e equipamentos. A unidade passou a contar com nove salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala do Saúde Digital, sala de mediação tecnológica, vestiários, refeitório, biblioteca, laboratórios de ciências e informática e quadra poliesportiva, garantindo mais conforto e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Fundada em 1967, a escola vive um novo momento desde que passou a funcionar em regime de Tempo Integral. Atualmente, o Ceti atende 226 estudantes, matriculados no ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e Marketing Digital, além do Ensino Médio regular.
Os resultados pedagógicos já refletem esse novo cenário. Um dos destaques é a estudante Renata Alencar, da 2ª série do ensino Médio, que acumula conquistas expressivas, como ouro na Olimpíada Nacional QuiMeninas (etapa regional), bronze na etapa estadual, além de medalhas na Olimpíada Nacional de Geografia e na Olimpíada Nacional de Geopolítica.
Para Renata, o incentivo da escola foi decisivo para os resultados alcançados. “A escola incentiva muito os alunos a participarem de olimpíadas. A gestão, os professores e a coordenação acompanham todo o processo, orientam e celebram cada conquista. Isso nos ajuda a acreditar no nosso potencial”, destacou.
Já em Colônia do Piauí, o Ceti Dr. José Gusmão passou por um amplo processo de reforma, ampliação, modernização e climatização, com investimento superior a R$1,6 milhão. As intervenções contemplaram a construção e adequação de novas salas de aula, laboratório de Informática, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva com vestiários, além da implantação de subestação elétrica e sistema de climatização, assegurando melhores condições para estudantes e profissionais da educação.

A escola atende 223 alunos, com oferta de ensino Médio regular e integrado aos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital e Programação de Jogos Digitais, além da Educação de Jovens e Adultos com Formação Técnica (EJATEC).
Estudante da 3ª série e medalhista na Olimpíada Mandacaru, Maria Clara Marques, que sonha em cursar Medicina, celebrou a entrega da nova estrutura. “É uma alegria muito grande poder vivenciar essa reforma. A escola ficou linda e oferece muitas oportunidades. Somos muito incentivados pelos professores a participar de olimpíadas e a acreditar nos nossos sonhos”, afirmou.
