O Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI) celebrou um acordo de cooperação técnica com o município de José de Freitas a fim de promover melhorias estruturantes no acesso ao saneamento básico em áreas rurais. O projeto prevê a implantação de sistemas de abastecimento de três comunidades: Lagoa do Piripiri e Lagoa do Aprazível, em José de Freitas, e Divinópolis, no município de União.
Segundo o diretor de obras do ISBPI, Luiz Landim, ao todo, serão beneficiadas 379 famílias. “Essas pessoas passarão a ter acesso a água potável em suas residências, com impacto direto na saúde, segurança hídrica, qualidade de vida e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região”, informa o gestor.
Com investimento total de R$ 1.280.000, o projeto inclui todas as etapas necessárias para garantir a eficácia do abastecimento, desde a captação e tratamento até a reservação e distribuição da água. “O ISBPI assegura que o sistema foi dimensionado considerando o crescimento populacional previsto para as localidades, assegurando sustentabilidade e durabilidade à solução implantada”, destaca Luiz Landim.
Cooperação técnica
A cooperação técnica reflete o compromisso conjunto do Governo do Estado e do município de José de Freitas em promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo. A primeira ação contemplada faz parte do programa federal Novo PAC – Água para quem mais precisa – Abastecimento de Água em Áreas Rurais, por meio do termo de compromisso firmado entre o ISBPI e o Ministério das Cidades (MCID).
A ação possibilita a implantação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, construção e ampliação de barragens, módulos sanitários domiciliares, pavimentação em paralelepípedo, melhorias em estradas vicinais, obras de drenagem e macrodrenagem, construção de rodovias e cisternas.
A iniciativa segue as diretrizes do Governo do Piauí de otimizar o uso de recursos públicos, ampliar o acesso ao saneamento básico e reduzir a morbimortalidade por doenças de veiculação hídrica. Além disso, a obra espera fortalecer a política pública de saneamento como vetor de transformação social e valorização das populações rurais.
ISBPI
O Instituto de Saneamento Básico do Piauí segue expandindo sua atuação em todo o estado, com foco em projetos estruturantes que coloquem o bem-estar da população como prioridade e contribuam para o desenvolvimento regional integrado e sustentável.