O Governo do Piauí deu mais um passo rumo à inovação, transparência e fortalecimento da cidadania com o lançamento, nesta sexta-feira (23), de duas importantes ferramentas do Orçamento Participativo Digital (OPA): o Observatório e o CapacitIA no OPA.
A ação é promovida pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Relações Sociais (Seres) e a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). O objetivo é apoiar e capacitar as organizações da sociedade civil que participam do OPA, fortalecendo sua atuação e ampliando o acesso à informação e à tecnologia.
O Observatório do OPA é uma nova plataforma digital de monitoramento que permitirá o acompanhamento, em tempo real, das propostas enviadas pelas entidades participantes nos cinco municípios atendidos pelo programa: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. A ferramenta já está disponível no site da Seplan (www.seplan.pi.gov.br) e vai ampliar a transparência, facilitar o acesso às informações e promover o controle social sobre as ações do Governo do Estado.

“Temos 13 secretarias envolvidas na execução das obras e serviços do OPA, o que, muitas vezes, dificulta para as entidades saberem onde buscar informações. O Observatório vem para facilitar esse acompanhamento e reforçar nosso compromisso com uma gestão mais transparente e colaborativa. As entidades poderão acessar dados sobre todas as edições do OPA, acompanhar o andamento das propostas, verificar o status das obras, processos licitatórios e muito mais”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.
Já o CapacitIA no OPA é uma ação inovadora que alia cidadania, tecnologia e inclusão digital. Com uma programação prática, o curso vai oferecer capacitação em temas como: Inclusão e autonomia digital; Documentação institucional; Criação e uso de e-mail; Aplicativos essenciais do dia a dia; Introdução à inteligência artificial; Combate às fake news; Serviços digitais do governo; Participação efetiva no OPA.
“O CapacitIA é mais do que um curso, é uma ponte entre a comunidade e a tecnologia. A inteligência artificial pode ser uma grande aliada para as associações, e essa formação vai garantir mais autonomia para que participem ativamente da construção de políticas públicas”, afirmou o secretário de Inteligência Artificial, André Macêdo.

A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou que as iniciativas lançadas são respostas diretas às demandas das lideranças comunitárias. “Hoje entregamos duas ferramentas importantes que foram solicitadas pelas lideranças. O Observatório vai permitir acompanhar propostas e obras de forma ágil, sem a necessidade de se deslocar até as secretarias. E o CapacitIA vai promover o letramento digital dessas entidades, fortalecendo sua atuação no OPA e no dia a dia das associações”, explicou.
Representando o Instituto Antônio Nonato, da Vila Bandeirante, que teve proposta eleita no OPA 2023-2024, José Roberto Leite celebrou a novidade. “Com o Observatório, vamos poder acompanhar nossas demandas sem sair de casa, e também prestar contas para as comunidades que representamos. Fiquei muito empolgado com essa nova ferramenta”, disse.
Inscrições abertas
As inscrições para o CapacitIA no OPA estão abertas até o dia 30 de maio, pelo site www.seplan.pi.gov.br. A lista final de participantes será divulgada no dia 13 de junho. As capacitações acontecerão nos meses de junho e agosto, com cronograma específico para cada município participante.