O Passe Livre Intermunicipal, benefício que garante às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte coletivo intermunicipal, pode ser obtido sem sair de casa. Basta que o usuário baixe o aplicativo Gov.Pi Cidadão ou entre no site oficial do Governo do Estado (www.pi.gov.br).
O benefício pode ser estendido aos acompanhantes dos beneficiários, desde que os beneficiários sejam menores de 14 anos e que estejam sendo acompanhados no momento do deslocamento.
O governador Rafael Fonteles destacou que a plataforma, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), é o início de um projeto ousado que visa a tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil. “Isso significa que o cidadão, a partir de agora, pode ter na palma da mão, no seu tablet, no celular ou no computador, o maior número de serviços disponíveis de forma fácil, ágil e segura”.
Etapas para a realização deste serviço
Pelo site
1) Entre no site www.pi.gov.br
2) Clique no menu serviços e depois, em cidadão. Ou se preferir, arraste a tela até mais abaixo e clique no botão Gov.Pi Cidadão
3) Em seguida você será encaminhado para o site Gov.Pi Cidadão
A partir daqui, os passos entre o aplicativo e o site são os mesmos
4) Já dentro do site Gov.Pi Cidadão, digite “Passe livre municipal” ou busque pelo botão “Passe livre municipal” de clique nele
5) Faça o login no Gov.pi Cidadão. O login é a primeira etapa para o acesso aos serviços digitais oferecidos pelo Gov.pi Cidadão. Para acessar os serviços digitais do Gov.pi Cidadão, você precisa fazer o login. Existem três maneiras de fazer isso: por meio de sua ID Piauí, por meio do cadastro direto no Portal Gov.pi Cidadão ou por meio de sua conta do Gov.br.
Ao fazer o login com a ID Piauí, você receberá imediatamente o selo Opala, que dá acesso a todos os serviços disponíveis.
A ID Digital oficial do Estado do Piauí é a versão digital do RG do cidadão, disponível gratuitamente para as novas cédulas de identidade emitidas a partir de outubro de 2022. Com o aplicativo ID Piauí, você terá mais privacidade, segurança e praticidade ao se identificar. Para obter mais informações sobre a ID Piauí, visite: https://id.pi.gov.br/.
6) Preencha o formulário eletrônico com os dados solicitados
O formulário eletrônico deverá ser preenchido com os seguintes dados do solicitante: nome, endereço, número de CPF, número de RG com órgão emissor, data de nascimento, sexo, nacionalidade, município, unidade federativa, nome completo da mãe, nome completo do pai, endereço de e-mail e telefone de contato.
7) Adicione os documentos necessários
Anexe os documentos necessários para a comprovação do benefício
Nos campos indicados, faça o upload dos documentos necessários para a comprovação do benefício. São eles: a cópia do RG (frente e verso em um mesmo arquivo), 01 (uma) foto 3×4, laudo médico, comprovante de residência atual e, se houver exames complementares. Lembre-se que as informações dos documentos devem coincidir com as informações preenchidas no formulário eletrônico.
Documentos necessários
RG (frente e verso)
CPF
Comprovante de residência atual
01 (uma) foto 3×4
Laudo médico
8) Acompanhe a sua solicitação
Ao realizar o login no Gov.Pi Cidadão no aplicativo ou Portal Único você poderá acompanhar a sua solicitação. Geralmente, demora 90 dias para o Passe Livre ficar pronto.
O envio das informações e documentos é suficiente para a execução da solicitação. Acompanhe a sua solicitação acessando a página do serviço. Na própria página aparecerá se a solicitação está em análise ou se já está aprovada. Assim que aprovada, o seu documento também estará disponível na página deste serviço.
Informações
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão piauiense que dispõe de laudo médico indicando deficiência e o acompanhante da pessoa com deficiência.
Quanto custa para acessar o serviço?
A solicitação da emissão de Passe Livre Intermunicipal é gratuita.
Quanto tempo leva?
O Passe Livre Intermunicipal leva até 90 (noventa) dias para ficar pronta.
Outras informações
Para outras informações, entre em contato com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), pessoalmente no endereço: Rua Álvaro Mendes,1432 – Bairro Centro/Norte – CEP 64000-060 – Teresina-PI ou través dos telefones (86) 99493-8859. Os Centros de Referências da Assistência Social – CRAS também disponibilizam atendimento e, no caso das cidades do interior do estado, basta requerer atendimento das Secretarias Municipais de Assistência Social.