Notícias

Iaspi avança na transformação digital com 70% dos serviços online

A gestão do Instituto focou no atendimento eletrônico, expansão da rede credenciada, inclusão de novos usuários e transformação digital.

A gestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) investe em novas tecnologias para cumprir a determinação do governador Rafael Fonteles de modernizar o Estado por meio da transformação digital. Atualmente, 70% dos serviços do instituto são disponibilizados de forma eletrônica, com meta de expansão contínua. Neste ano, o Iaspi passou a contar com o suporte de TI da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), responsável por modernizar o sistema e implantar novas tecnologias.

Foram registrados 2.310.599 atendimentos no plano Iaspi Saúde em 2024, incluindo consultas eletivas e de urgência, exames e terapias. Pelo Plamta, foram 54.471 procedimentos, como cirurgias e internações.

Os planos atendem 173.480 usuários no Iaspi Saúde e 209.830 no Plamta, totalizando cerca de 400 mil vidas. Eles oferecem rede hospitalar equivalente à de planos privados, com custos até 70% menores, garantindo saúde acessível a servidores públicos e dependentes.

Nesse universo, de janeiro a setembro, o Iaspi Saúde autorizou 355.427 consultas eletivas, 55.952 consultas de urgência, 130.830 exames de urgência, 1.002.865 exames eletivos e 340.1152 terapias seriadas.

Foto: Ascom Iaspi

Um destaque do Iaspi Saúde é o serviço de Odontologia, oferecido aos usuários sem custo adicional, incluindo a reabilitação oral, além dos serviços básicos. Nessa área foram realizadas no mesmo período um total de 29.163 consultas e 123. 699 exames odontológicos.

Durante o ano, o Instituto também participou das campanhas nacionais, com destaque para o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Nesses meses, o Instituto liberou a coparticipação de 10% para os exames de mamografia e de próstata.

O objetivo foi incentivar a realização desses exames. O resultado foi a realização de 11.918 mamografias de janeiro a novembro, sendo 903 apenas no mês de outubro. Já os exames de próstata foram 3.758 de agosto a novembro, dos quais 934 em novembro.

A gestão do Instituto focou este ano em atendimento eletrônico, expansão da rede credenciada, inclusão de novos usuários e transformação digital para maior acessibilidade.

Foto: Ascom Iaspi

Atendimento eletrônico

As consultas agora são agendadas diretamente nos prestadores, com solicitação e liberação de exames também pela internet.

Expansão da rede credenciada

Foram credenciadas 29 novas clínicas. O Hospital Aliança ampliou o atendimento ambulatorial em Piripiri, com especialidades, cirurgias e internações.

Inclusão de novos usuários

Mutirão de perícias de junho a novembro incluiu 1.601 usuários e dependentes nos planos Iaspi Saúde e Plamta: 198 em junho, 462 em julho, 235 em agosto, 322 em setembro, 196 em outubro e 188 em novembro. A meta é digitalizar todo o processo via SEI (Sistema Eletrônico de Informação), eliminando papel e reduzindo prazos.

Transformação digital

Chatbot via WhatsApp, desenvolvido pela Etipi, oferece atendimento 24h no número (2222-0320). O suporte humano segue de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Usuários elogiam custo baixo e qualidade do Iaspi Saúde

“Rápido, acessível e muito em conta, além de ser um serviço de qualidade”, resume Julieta Orengo o atendimento odontológico recebido este ano. Ela refazendo a prótese pagaria mais de R$ 2 mil em plano privado, mas pelo Iaspi Saúde gastou cerca de R$ 200.

Francisco Coutinho de Aguiar, 70 anos, dependente da esposa nos planos Iaspi Saúde e Plamta há mais de dez anos, vê o serviço como segurança personalizada que cabe no orçamento familiar.

Foto: Ascom Iaspi

Teresa Cristina Ramos, 74 anos, mantém os netos no Iaspi apesar de os filhos terem planos privados. “É a mesma rede, mas sai mais em conta”, diz a aposentada, que liberava exames para a neta Letícia, de 8 anos, no instituto.

José Wellington Alves, 69 anos, usuário há duas décadas como dependente da esposa, aprova o plano e diz que ele atende bem às necessidades de seus usuários.

Compartilhar:

Mais notícias