Notícias

Iaspi Saúde amplia atendimento digital com suporte pelo WhatsApp; veja como acessar

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí oferece chatbot e suporte pelo WhatsApp para os usuários, por meio do número 2222-0320

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) ampliou o atendimento digital, oferecendo chatbot e suporte pelo WhatsApp para os usuários, por meio do número 2222-0320. Com quase 15 mil ligações em 2025, a Central de Atendimento do Iaspi Saúde ganha destaque como um dos mais importantes meios de comunicação para os servidores estaduais. Este ano, números consolidados até o dia 27 de janeiro, somam 1.659 ligações atendidas.

Segundo a supervisora de Serviço da Central, Huana Kysságora, atualmente, o tempo médio de atendimento é de 19 minutos e o percentual de atendimento das ligações chega a 97.9% (cada atendente responde três chamadas de chat e voz ao mesmo tempo) e o grau de satisfação é de 4.6 em voz e 4.5 no WhatsApp.

O Iaspi explica que o sistema é autoexplicativo, fácil e de rápido acesso, possibilitando a opção de falar com um atendente, nos casos mais complexos, quando houver a necessidade de contato humanizado, disponível no horário de funcionamento da central, das 7h às 19h. Pela internet o atendimento ocorre 24h, incluindo finais de semana e feriados.

Foto: Arnaldo Rodrigues

“Essa satisfação é medida por uma pesquisa após o atendimento, quando o usuário responde a duas perguntas: ‘Seu problema foi resolvido, sim ou não?’ e ‘Como o senhor avalia o atendimento do analista, dando uma nota de 1 a 5?”, explica a supervisora, acrescentando que a central é referência também para os prestadores, dando suporte técnico aos profissionais cadastrados no sistema.

70% dos serviços do Iaspi são ofertados de forma eletrônica

Desde que passou a funcionar, o chatbot desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) se tornou um aliado do usuário, esclarecendo dúvidas, orientando sobre o atendimento do Iaspi Saúde e disponibilizando informações básicas, como rede credenciada, informações cadastrais (matrícula, limite de consultas, inclusão de titular e dependentes), endereço, horário de funcionamento, biometria e carteirinha digital.

“A gestão está sempre buscando inovar, apostar em novas tecnologias, trabalhando para acompanhar a determinação do governador Rafael Fonteles de mudar o Estado através da transformação digital, e o Instituto tem avançado muito nesse sentido”, informa a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita.

“Pelo menos 70% dos serviços do Iaspi são ofertados de forma eletrônica, nossa meta é seguir avançando. O Chatbot é mais uma opção, facilita e agiliza a comunicação com nosso usuário, em especial aquele que está mais distante da capital. Pelo WhatsApp ele tem informações básicas de forma rápida, fácil e segura”, enfatiza a gestora.

O Iaspi esclarece que o Chatbot não realiza agendamento ou marcação de consulta. As consultas são agendadas diretamente no prestador, respeitando a agenda do médico, ou seja, apenas o profissional define quando e quantos atendimentos vai realizar por dia.

Compartilhar:

Mais notícias