Com o objetivo de garantir o acesso à água de qualidade para populações da zona rural, o Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI) anunciou a implantação de um Sistema de Abastecimento de Água na localidade Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, na zona rural do município de Parnaíba. A ação será executada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica e integra as obras do Projeto Orçamento Participativo do Piauí (OPA), uma iniciativa do Governo do Estado voltada ao atendimento direto das demandas populares.
A proposta principal é proporcionar melhores condições de saneamento para a comunidade, promovendo saúde, segurança alimentar, qualidade de vida e um ambiente salubre para as famílias beneficiadas. O sistema foi dimensionado para atender inicialmente 85 famílias, o que representa 425 pessoas, com uma projeção de crescimento populacional para os próximos 20 anos. A implantação do sistema está prevista para iniciar em 2025 e já se encontra em fase de licitação. O investimento total previsto é de R$ 178.929,40, valor que contempla todas as etapas da obra, incluindo serviços preliminares, construção do sistema de captação, adução, reservação e distribuição de água, além da administração local do projeto.
O sistema será composto pelas etapas de captação subterrânea, realizada através da perfuração de um poço tubular; recalque, onde a água será extraída por uma bomba submersa, garantindo o envio do recurso hídrico ao sistema; tratamento, feito por hipocloratação, com uso de dosadores de pastilhas para garantir a desinfecção da água; adução, em que a água tratada será transportada por meio de uma rede adutora; e reservação, onde a água será armazenada em um reservatório elevado com capacidade de 10 mil litros, construído em fibra de vidro e instalado sobre uma base de concreto pré-moldado de 10 metros de altura. E, por fim, distribuição que será realizada por meio de um chafariz com quatro torneiras, acessível à população local.
A obra visa suprir uma necessidade histórica da população rural da região, que enfrenta dificuldades no acesso à água potável. A implantação do sistema também se alinha aos compromissos do Governo do Estado com o desenvolvimento regional sustentável, a universalização do acesso ao saneamento básico e a valorização da população do campo.