O jovem atleta piauiense João Gabriel Alencar, de apenas 11 anos, foi campeão da Seletiva Nacional para o Campeonato Sul-Americano da modalidade e garantiu sua vaga na Seleção Brasileira de Karatê. A conquista veio durante competição realizada em Aracaju (SE), de 30 de abril a 5 de maio.
Com o título, João Gabriel representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, que será disputado entre os dias 30 de junho a 6 de julho, na cidade de Recife (PE), reunindo atletas das categorias sub-12, sub-14, cadete, júnior, sub-21, sênior e parakarate.
Iniciado no karatê com apenas 1 ano e 4 meses, João Gabriel é treinado pelo próprio pai, o técnico e presidente da Federação de Karatê do Piauí, João Soares, e integra o projeto Karatê Cidadão, uma iniciativa da federação em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi).
Para João Soares, a classificação do atleta representa o resultado de um trabalho sério e de muito esforço. “João Gabriel treina há anos com disciplina e amor ao esporte. Sua vaga na seleção é uma conquista dele, da nossa federação e de todo o Piauí. Agradecemos à Secepi e ao Governo do Estado pelo apoio fundamental para estarmos aqui competindo em alto nível”, declarou o treinador.
A ida de João Gabriel, outros atletas piauienses e técnico para Aracaju contou com o apoio da Secretaria dos Esportes, por meio do Programa Piauí no Pódio, que viabilizou a compra das passagens aéreas da delegação. Também participam da competição os atletas Ana Laura Lopes, Amanda Raquell, Luís Gustavo Nogueira, Eros Vilarinho, Hannah Layse Honório, Matheus Dan Freire e João Dan Freire, acompanhados do técnico João Soares.
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, comemorou mais uma convocação de atleta piauiense para a seleção brasileira. “João Gabriel é mais um nome que se junta ao grupo de jovens talentos do nosso estado que vêm se destacando nacional e internacionalmente. Isso é fruto de uma política pública de incentivo ao esporte que está dando certo”, afirmou a gestora.
A expectativa agora é para o desempenho do jovem karateca no Sul-Americano, onde ele terá a missão de representar o Brasil e o Piauí com garra e técnica.