Notícias

Juventude Rural: alunos participam de encontro em Escola Família Agrícola e conhecem projetos de produção de alimentos

Evento em São João do Arraial reúne 100 jovens em programação de três dias com atividades teóricas e práticas voltadas à elaboração de projetos.

Os estudantes do programa Juventude Rural Transformadora participaram, neste sábado (31), de atividades na Escola Família Agrícola (EFA) dos Cocais, no município de São João do Arraial, onde conheceram experiências de produção de alimentos desenvolvidas pela instituição. Durante a visita, os jovens tiveram contato com a horta comunitária, o criatório de suínos, o meliponário e as áreas de cultivo de milho e feijão.

A atividade integra o módulo presencial de formação sobre organização e elaboração de projetos para o desenvolvimento rural, que segue até a próxima segunda-feira (2). Iniciado em 2024, o programa forma 100 jovens na área da agricultura familiar sustentável e é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada (Cebrap).

Jovens conhecem projetos de produção de alimentos na EFA Cocais (Foto: Geirlys Silva / SAF)

De acordo com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o módulo proporciona uma imersão em experiências concretas de empreendedorismo rural, contribuindo diretamente para a construção dos projetos de conclusão dos estudantes, que devem apresentar propostas aplicáveis à agricultura familiar.

“Esse módulo é muito importante, porque os jovens podem trocar experiências com os alunos da EFA e com o Centro Cocais, uma organização não governamental que atua com assistência técnica e empreendedorismo juvenil. Eles também têm a oportunidade de conhecer o Banco dos Cocais, que trabalha com moeda comunitária e fortalece os processos de comercialização e o desenvolvimento local”, destacou a secretária.

Secretária Rejane Tavares em abertura de encontro do Juventude Rural (Foto: Geirlys Silva / SAF)

O diretor da EFA Cocais, João Silvestre da Silva Neto, explicou que a proposta da atividade foi apresentar todas as etapas de execução dos projetos produtivos desenvolvidos pela escola, desde a implantação até os resultados alcançados. Segundo ele, parte da produção é destinada à alimentação escolar, enquanto o excedente é comercializado, gerando receita para a própria instituição.

“Nós mostramos projetos em diferentes fases: em andamento, em fase inicial e já concluídos. Durante esse processo, os jovens puderam compreender como se dá a participação dos estudantes da escola, desde a implantação até o acompanhamento e os resultados. Também compartilhamos experiências e orientações sobre como estruturar e organizar um projeto”, afirmou.

Foto: Geirlys Silva / SAF

O estudante Josivaldo Silva de Almeida, egresso da EFA Cocais, destacou a importância da atividade por reencontrar a instituição onde se formou e receber outros jovens em processo de aprendizagem. “São jovens promissores, que estão elaborando projetos e acompanhando as políticas públicas. Para mim, como egresso da EFA, é motivo de muita alegria receber outros jovens cheios de sonhos. Aqui a formação vai além da teoria, pois a prática faz parte do processo de aprendizagem, e isso faz toda a diferença”, ressaltou.

Estudantes conhecem o meliponário da EFA Cocais (Foto: Geirlys Silva / SAF)

O encontro segue até o dia 2 de fevereiro, com atividades de campo, orientações técnicas e momentos de discussão coletiva sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos participantes para aplicação na agricultura familiar.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Compartilhar:

Mais notícias