Mais de 170 mil estudantes voltaram às salas de aula nesta quinta-feira (19), marcando o início do ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino do Piauí. Em todas as regiões do estado, as escolas organizaram momentos de acolhimento com estudantes e familiares, incluindo apresentação dos espaços escolares, disciplinas inovadoras e diversas oportunidades educacionais.
O início das atividades está alinhado à campanha “Escolas de Tempo Integral Seduc: Mais Tempo na Escola, Mais Oportunidades na Vida”, tema da Semana Presente, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro. A iniciativa integra a política de universalização do tempo integral, ampliando não apenas a carga horária, mas também o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos estudantes.

Ao longo da semana, a programação contempla rodas de conversa, oficinas de escuta, dinâmicas em grupo, intervenções artísticas, exibição de curtas e o mural das expectativas, fortalecendo a cultura de paz e o diálogo na comunidade escolar.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, na zona Sul de Teresina, a recepção contou com a participação de egressos aprovados no SiSU em universidades de diferentes regiões do país. Os ex-alunos compartilharam experiências, desafios e conquistas vivenciados durante a fase escolar em tempo integral.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio, Ana Letícia de Sousa Silva inicia o ano com foco na preparação para o Enem. “É um período de dedicação ainda maior, e o tempo integral contribui significativamente para a organização dos estudos e o desempenho na prova”, afirmou.
Em Parnaíba, música e atividades de integração marcaram o primeiro dia no Ceti Lima Rebelo. Presidente do Grêmio Estudantil, Isabela Silva Furtado destacou o entusiasmo dos estudantes para um ano de novas realizações. “Tenho certeza de que a equipe escolar e a Seduc proporcionarão um período leve, dinâmico e repleto de conquistas”, disse.

Já no Ceti Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, em Valença do Piauí, a acolhida contou com apresentação da banda fanfarra e entrega de certificados a estudantes destaque e participantes do intercâmbio educacional do programa Do Piauí para o Mundo que estiveram na Coreia do Sul.
“Foi um momento especial conhecer a trajetória dos estudantes que conquistaram o intercâmbio e ouvir sobre a experiência internacional. Isso nos motiva a buscar essa oportunidade”, afirmou a estudante Sara Christyna Alves.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que o início do ano letivo reafirma o compromisso da rede com a ampliação de oportunidades. “Durante a Semana Presente, reforçamos o objetivo de garantir aos estudantes do Piauí acesso ao tempo integral, à Educação Técnica e Profissional, a práticas inovadoras, ao esporte e à cultura, fortalecendo o protagonismo juvenil e a aprendizagem”, afirmou.