Por: Sebastian Pinheiro

16 de novembro de 2023 às 14:05

Ouvidoria Geral do Estado do Piauí promove roda de conversa sobre "Consciência Negra: Equidade no Atendimento em Ouvidoria"

A reflexão sobre a autodeclaração de raça/cor nos atendimentos aos usuários do serviço público é essencial

A Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) realizou uma roda de conversa, em alusão ao Dia da Consciência Negra, com o tema "Consciência Negra: Equidade no Atendimento em Ouvidoria", nesta quinta-feira (16). O evento contou com a participação dos debatedores Assunção Aguiar, Superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários (SUIRPO/SASC) e Cláudio Melo, Professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi, Mestre em História Social e Coordenador de Educação e Diversidade da Secretaria Estadual de Educação. (Seduc).

RODADECONVERSA.jpeg
Convidados da Roda de Conversa

A roda de conversa, que faz parte das ações propostas no Plano de Equidade da Ouvidoria, foi uma oportunidade de reflexão sobre a importância da autodeclaração no quesito raça/cor nos atendimentos aos usuários do serviço público e sobre como a Ouvidoria deve atuar.

Assunção Aguiar ressaltou a relevância do debate. “Estamos comprometidos em promover um diálogo profundo sobre a equidade no atendimento em Ouvidoria, especialmente quando se trata da população negra. A autodeclaração no quesito raça/cor é um passo importante para compreendermos as particularidades das demandas desse grupo e agirmos de forma direcionada para assegurar a igualdade no acesso aos serviços públicos”.

ROSADECONVERSSA.jpeg
A Roda de Conversa faz parte das ações do Plano de Equidade da Ouvidoria

Para o professor Claudio Melo, “autodeclaração no atendimento em Ouvidoria é um instrumento valioso para compreendermos as nuances das demandas da população negra. Ao discutirmos a equidade no atendimento, abrimos espaço para a construção de políticas públicas mais alinhadas com a realidade e as necessidades da sociedade”.

RODA.jpeg
Equidade em Ouvidoria foi o tema da Roda de Conversa

O Ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, reforçou o compromisso da Ouvidoria em garantir um atendimento digno e justo para todos os cidadãos. “A roda de conversa é uma oportunidade de discussão para a promoção da acolhida e participação maior da comunidade”, concluiu.

A roda de conversa proporcionou oportunidade única para a comunidade, gestores públicos e demais participantes se envolverem em uma discussão enriquecedora sobre como a Ouvidoria pode se tornar um espaço mais inclusivo e atento às demandas específicas da população negra. O evento reforçou o compromisso com a equidade no atendimento, uma etapa fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por categoria