Os internos do Lar da Criança Maria João de Deus e os idosos que vivem na Vila do Ancião, em Teresina, vão receber, nesta semana, atendimentos oferecidos pela Associação Reabilitar, que está comemorando 17 anos de trabalho na administração, em parceria com o Governo do Estado, de projetos que ofertam atendimentos de saúde gratuitos para a população piauiense e promovem a inclusão social.

Atualmente, a entidade é responsável pela gestão de sete projetos no Piauí: Pense Bem AVC, Pense Bem Trauma, Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Oficina Ortopédica Itinerante, Sistema Estadual de Transporte Eletivo de Pacientes, Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba e a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Todos os projetos ofertam serviços de saúde à população, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As atividades do aniversário da Associação Reabilitar ocorrem no Lar da Criança, na segunda-feira (13), às 8h; e na Vila do Ancião será na quarta-feira (15), às 14h. Os dois abrigos são mantidos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). Profissionais vão atender crianças e idosos que precisam de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para que possam ser beneficiados com os serviços da Oficina Ortopédica. Fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, arteterapeuta e médico fisiatra também vão participar da ação itinerante.

Além do dia de atendimento itinerante a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade que vivem em instituição de longa permanência de Teresina, a organização social também está promovendo uma campanha para incentivar a doação de itens de limpeza e higiene pessoal, além de fraldas descartáveis, para beneficiar esses espaços de acolhimento.

Os itens doados irão beneficiar, além do Lar da Criança e da Vila do Ancião, em Teresina, o Abrigo São José, em Parnaíba. Qualquer pessoa pode doar, até o dia 24 de março, na sede da Associação Reabilitar ou no Ceir, em Teresina; e também no Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba.

Serviço: 17 anos da Associação Reabilitar
Atendimento itinerante no Lar da Criança
Data: Segunda-feira (13) às 8h30
Endereço: Rua Monsenhor José Luís Cortez, 3789, Santa Isabel.

Atendimento itinerante na Vila do Ancião
Data: Quarta-feira (15) às 14h
Endereço: Rua Joaquim Carlos Aragão, 3478, bairro Zoobotânico.

Fonte: Ascom da Associação Reabilitar