O jovem estudante Valber Tiago Silva, de 19 anos, conseguiu realizar o sonho de muitos estudantes: foi aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O rapaz é luno de escola pública estadual, filho de mãe auxiliar de serviços gerais e pai ferreiro-montador.

Estudante do curso técnico de Farmácia do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Mosenhor José Luiz Barbosa Cortez (Premen Sul), escola localizada no bairro Monte Castelo, em Teresina, disciplinado e frequentando as aulas regularmente, ele conta que o curso foi uma ótima experiência. “Eu tive mais certeza de que queria trabalhar na área da saúde, por isso minha rotina era muito cansativa, eu estudava de 4h a 6h por dia, mas tudo valeu a pena”, conta. Valber disse ainda que participou das Revisões Pré-Enem Seduc.

Em 2019, o estudante foi aprovado no curso de Farmácia, na UFPI, mas como seu sonho era a aprovação no curso de Medicina, resolveu esperar, estudar mais um pouco e não cursou. Esse ano, todas as suas opções foram medicina e ele jamais pensou que não poderia ser chamado em alguma instituição. “Mesmo com a esperança de ser chamado no SiSU 2020.1 ou 2020.2, em algum momento desse ano, eu já estava fazendo cursinho, pois ganhei um desconto de 100% por causa minha nota”, afirma.

Valber Tiago mora apenas com seu pai, que não tem curso superior, assim como sua mãe. O jovem é o primeiro da família a conseguir aprovação para o curso de Medicina. “No momento em que a lista de espera saiu, foi muita felicidade, uma sensação incrível. Não desista dos seus sonhos, porque, com vontade, podemos alcançar coisas além do que pensamos que somos capazes”, completa.