Os dez deputados federais e os três senadores do Piauí já destinaram ao Governo do Estado e aos municípios piauienses R$ 186,6 milhões este ano para a Saúde. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os recursos deverão ser quase todos usados no combate à doença. O dinheiro é originado das emendas impositivas de bancada e individuais.

A destinação para o Piauí foi acertada no final do mês de março, quando o governador Wellington Dias realizou videoconferência com a bancada e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho. O deputado federal Átila Lira, líder da bancada piauiense na Câmara, acertou com os colegas que o valor disponibilizado seria em caráter de urgência.

De emenda de bancada, o valor é R$ 78,4 milhões. Das individuais, de R$ 108,1 milhões. Dos 13 parlamentares, o deputado Assis Carvalho foi o que mais destinou recursos: R$ 9,55 milhões. Assis afirmou que o dinheiro pode ser usado, além do combate ao coronavírus, na manutenção de unidades básicas de saúde que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS) e pagamento do piso da atenção básica. Até o momento, 50% do valor já foi liberado e pode ser usado ainda para compra de EPIs, respiradores e exames.