Projeto visa empoderamento de mulheres

A formatura da primeira turma do Projeto Defensoras Populares acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 8h30, no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que fica localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, no Bairro de Fátima, em Teresina. O Projeto, desenvolvido por meio de Curso ministrado em oito módulos, capacitou 26 lideranças femininas do Itararé e região. Para a realização do Curso a Defensoria Pública contou com a colaboração da União Brasileira de Mulheres e da Associação e Moradores do Itararé.

Implementado no Piauí por iniciativa da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, o Projeto Defensoras Populares tem por objetivo a capacitação de lideranças comunitárias femininas e demais mulheres interessadas, para que se transformem em agentes de transformação dentro de suas comunidades.

O Curso de formação das lideranças foi desenvolvido em oito módulos, realizados sempre aos sábados e ministrados por defensoras públicas, que abordaram temas como “Papel das Instituições que compõem o Sistema de Justiça e a Defensoria como Instrumento de acesso à Justiça”, “Direitos Humanos das mulheres: Constituição, Lei Maria da Penha e violência obstétrica”, entre outros. O último módulo, realizado no dia 30 de novembro, tratou sobre “Empreendedorismo como Instrumento de Empoderamento Feminino”.

O fato de todas as aulas dos oito módulos terem sido ministradas por mulheres, representou um diferencial na capacitação. As lideranças comunitárias capacitadas já se encontram aptas a atuarem junto as suas comunidades.

Carla Yáscar Belchior destaca os ganhos com a experiência. “Buscamos o empoderamento dessas mulheres, para que possam de fato conhecer os seus direitos, porque existe a legislação que protege as mulheres, mas elas precisam saber como ter acesso a essas leis. Durante o curso apresentamos instrumentos e Instituições, repassamos noções sobre garantias para o cidadão, para que essas mulheres possam disseminar o que foi apreendido. É muito gratificante colher agora os resultados desse processo de construção coletiva. Algo que cada vez mais nos estimula a seguir em frente e é isso que queremos, aproximar a Defensoria Pública da comunidade cada vez mais, proporcionado o acesso à Justiça e a educação em direitos. Estamos muito felizes com essa turma concluída e esperamos que, no próximo ano, possamos capacitar mais mulheres visando a construção de uma sociedade mais justa”, afirma.