O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quinta-feira (16), o reajuste nos valores e o aumento no número de bolsas oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), aumentando de 516 para 600. Determinou, ainda, a correção nos valores de bolsas e auxílios oferecidos pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O investimento anual para o custeio das 1.552 bolsas, sendo 600 da Fapepi e 952 da Uespi, mais que dobrou: passa de R$ 9,800 milhões para R$ 19,800 milhões.

“É um investimento que reforça o nosso compromisso com a ciência, tecnologia e inovação no Piauí. Queremos, a partir desses reajustes, contribuir ainda mais com a exploração das potencialidades do nosso estado e com a resolução de problemáticas existentes”, afirmou o governador.

Rafael destacou que cerca de 60% das novas bolsas e editais serão voltados para as potencialidades econômicas do Piauí. “Temos de explorar a agroindústria, energias limpas e renováveis, clima, turismo, além de inovações tecnológicas em áreas como a saúde e a educação. Dessa forma, vamos contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, frisou.

Serão 84 novas bolsas oferecidas pela Fapepi, divididas em iniciação científica (2), mestrado (56), doutorado (22) e pós-doutorado (4). Com elas, o total de pesquisadores bolsistas irá aumentar de 516 para 600.

Todas as bolsas passam por reajuste em seus valores já neste mês de março. As de iniciação científica saltam de R$ 400,00 para R$ 700,00. Mestrado, de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00. Doutorado, de R$ 2.200,00 para R$ 3.100,00. Por fim, as de pós-doutorado estão sendo reajustadas de R$ 4.100,00 a R$ 5.200,00.

“A Fapepi tem o dever de fomentar pesquisas, tecnologias e inovações que resolvam os problemas do Piauí, de forma que melhore a qualidade de vida da nossa população. Com esse reajuste e ampliação de vagas, a ciência no estado ganha ainda mais força”, disse o presidente da Fapepi, professor João Xavier.

A Uespi, responsável por quase 1000 bolsas, também será beneficiada com os reajustes. As bolsas de iniciação científica (Pibic e Pibiti), Pibeu, monitoria e apoio pedagógico saem de R$ 400,00 para R$ 700,00. O programa Bolsa-Trabalho tem aumento de R$ 400,00 para R$ 900,00. Por fim, as bolsas de mestrado saltam de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00.

“Um importante anúncio, que valoriza a pesquisa, a extensão e outros serviços oferecidos pela Uespi, contribuindo com o desenvolvimento da nossa universidade. Esse reajuste, junto aos investimentos anunciados pelo governador recentemente, são um grande passo para que a Uespi se coloque como uma das melhores do Brasil”, disse o reitor da Uespi, professor doutor Evandro Alberto.