Em alusão ao Mês da Mulher, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com associações, apresenta o projeto “Empreender Elas”, que tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nas mulheres, além de orientar aquelas que já possuem vivência com o empreendedorismo. A expectativa é que cerca de 500 piauienses acima de 18 anos sejam beneficiadas pela iniciativa. A data e os canais para inscrição ainda serão divulgados.

O projeto será realizado por meio de ações durante os meses de março e abril e visa despertar o empreendedorismo nas mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimular a autoestima, o senso de pertencimento, solidariedade e compromisso das participantes, além de desenvolver habilidades em vendas, trabalho em equipe, orçamento pessoal e familiar.

De acordo com Landerson Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Econômico da SDE, a ideia principal é chegar até as pessoas que estão precisando. “Estamos vivendo um cenário muito difícil e a importância de despertar o empreendedorismo nas mulheres é justamente fazer com que elas tenham a oportunidade de fortalecer comércios dentro dos próprios bairros sem que precisem se deslocar muito para consumir um produto. Conseguimos perceber que o empreendedorismo feminino vem crescendo bastante e nós temos que ser uma mola para atitudes dessa forma”, explicou.

Quem realizar sua inscrição entrará automaticamente no programa Mulheres Empreendedoras, idealizado pela Junior Achievement. Ele consiste em aulas 100% online e tem como foco as mulheres que possuem um negócio ou que queiram abrir um. Serão cinco encontros de 1h30, para estimular a autoestima das participantes, senso de pertencimento e compromisso em aprimorar suas habilidades empreendedoras.

Cynara Castro, gerente executiva da Junior Achievement Piauí, ressalta a importância de um projeto focado totalmente em mulheres, principalmente em período de pandemia. “Vemos muitas mulheres em situações de não poder sair de casa ou de só cuidar dos filhos e serem repreendidas pelo marido, pela família. Com um projeto totalmente voltado para elas, a gente consegue estimular e fortalecer os laços existentes no mundo feminino e ajudar essas mulheres em até 80% do seu desenvolvimento para projetos”, afirmou.

Inicialmente, o “Empreender Elas” será realizado em Teresina, mas a ideia é expandir para os demais municípios. O projeto conta com a parceria da Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres, Junior Achievement Piauí, Sebrae, Associação dos Jovens Empresários do Piauí, Grupo Mulheres de Negócios do Piauí e Movimento Empreender Piauí.