O grupo de trabalho de Atualização do Plano de Combate à Desertificação no Estado do Piauí, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), esteve reunido, entre os dias 25 e 27 de abril, para elaborar o Plano de Trabalho e a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade).

As reuniões contaram com a participação de dois professores e pesquisadores, fortalecendo a parceria entre a pasta e a comunidade acadêmica: Adeodato Salviano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), representante da Fundação Agente e pioneiro nas pesquisas de conservação de solo na região; e Emanuel Araújo, pós-doutor na área de Restauração Ecológica, que participou remotamente.

“As reuniões técnicas com esses profissionais são importantes para a troca de experiências e informações necessárias para a elaboração do Plano de forma mais eficaz”, afirmou Catharina Teixeira, auditora fiscal ambiental da Semarh. “Entendemos que a aproximação da sociedade acadêmica é importante nesse momento de planejamento e na fase de execução juntos com outros órgãos e entidades”.