O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática Estratégia para vacina contra Covid-19 do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias solicitou, juntamente com outros governadores, uma audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O objetivo é tratar sobre o cronograma de entrega de insumos e vacinas contra a Covid-19.

A solicitação da audiência foi documentada pelo Fórum dos Governadores do Brasil e pede ainda a presença do Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Queremos tratar sobre o processo de vacinação, o cronograma de entrega para que possamos planejar o mês de fevereiro e os seguintes. Todo o grupo de maior risco precisa ser alcançado para conseguirmos reduzir internações e números de óbitos. Paralelamente precisamos articular o social e as atividades econômicas que dependem desse processo de vacinação”, disse o governador.

O ofício encaminhado ao Ministério da Saúde destaca ainda o cronograma de entrega, mês a mês, das vacinas produzidas pela Fiocruz ao Ministério da Saúde; cronograma de entrega, mês a mês, de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) à Fiocruz, até que se atinja a quantidade necessária de IFAs para a fabricação de 100 milhões de doses previstas da vacina CoronaShield; cronograma de entrega de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac aos estados e municípios e a situação dos contratos de aquisição da vacina Sputnik V, produzida no Brasil pela farmacêutica União Química.

O governador Wellington Dias terá uma agenda com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, na próxima sexta-feira (5), para tratar sobre o prazo de entrega dos 100 milhões de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o Instituto Butantan e Fiocruz.