Notícias

Novo desconto na conta de energia vai beneficiar 584 mil famílias no Piauí

A medida beneficia consumidores inscritos no CadÚnico com renda per capita entre meio e um salário mínimo e consumo mensal de até 120 kWh.

Desde o dia 1º de janeiro de 2026, famílias brasileiras de baixa renda contam com um novo desconto social na conta de energia. A medida beneficia consumidores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita entre meio e um salário mínimo e consumo mensal de até 120 kWh. O desconto médio de 11,8% na tarifa de energia elétrica é aplicado automaticamente para quem tem o CadÚnico atualizado. A expectativa é alcançar cerca de 17 milhões de famílias em todo o país, aproximadamente 584 mil no Piauí.

As famílias com renda per capita de até meio salário mínimo têm direito a 100% de desconto na energia elétrica para consumo mensal residencial de até 80 kWh. Para consumos acima de 80 kWh nessa mesma faixa de renda, o desconto de 100% vale até o limite de 80 kWh — o excedente é cobrado normalmente.

De acordo com a Equatorial Energia, cerca de 37 mil famílias piauienses devem ser incluídas no benefício a partir deste ano. Somando os novos contemplados, o Programa Luz do Povo, lançado em julho de 2025, poderá alcançar até 584 mil famílias no estado.

As famílias que se enquadram no perfil, mas ainda não recebem o benefício, devem procurar a Equatorial ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município para atualizar os dados no CadÚnico.

Foto: Arte/MME

Compartilhar:

Mais notícias