Notícias

Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) vira referência para elaboração de programa do Governo Federal

Programa do Governo do Piauí figura entre as principais ferramentas de participação cidadã do país

O secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, participou, nesta quinta-feira (15), de uma reunião com representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, para apresentar a experiência do Orçamento Participativo Digital (OPA), programa do Governo do Piauí que figura entre as principais ferramentas de participação cidadã do país.

O encontro promoveu a troca de experiências e conhecimentos, tendo em vista a elaboração do Orçamento do Povo, iniciativa do Governo Federal que está sendo estruturada nos moldes do OPA piauiense e contou com a participação do diretor de Planejamento e Orçamento Participativo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Alan da Cunha Conceição; da secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes; da diretora de Orçamento Participativo da Secretaria de Planejamento, Enia Meneses; e da diretora de Participação Social da Secretaria de Relações Sociais, Juciara Linhares.

O Orçamento do Povo deve ser implementado nos municípios brasileiros. Como parte da cooperação institucional, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) irá compartilhar toda a metodologia do OPA com a Secretaria-Geral da Presidência da República, incluindo relatórios quantitativos e qualitativos, catálogo de áreas e ações, decretos, edital e manual do programa.

Foto: Ascom Seplan

Durante a reunião, Washington Bonfim apresentou a trajetória, os avanços e os resultados do OPA, criado em 2023 com o objetivo de ampliar a transparência e fortalecer a participação popular na definição das prioridades de investimento do Estado.

“O OPA avançou e se consolidou como uma das mais importantes ferramentas de participação popular do Piauí. Hoje, a população não apenas indica as prioridades, mas acompanha e vê as obras acontecerem. Isso fortalece a confiança, aproxima o governo das comunidades e garante que cada investimento faça sentido para quem mais precisa. É motivo de satisfação ver a experiência do Piauí servir de referência para a construção de um programa nacional”, destacou o secretário.

Foto: Ascom Seplan

Em três edições, o Orçamento Participativo Digital já movimentou R$ 211 milhões em investimentos, mobilizou 733 entidades comunitárias, recebeu mais de 3 mil propostas e contabilizou 478.829 votos válidos. A edição 2025–2026 registrou um recorde histórico de participação, com 273.890 votos válidos, número seis vezes maior que o da edição inaugural.

 

Compartilhar:

Mais notícias