O objetivo é capacitar as organizações filantrópicas do Terceiro Setor do Estado do Piauí e habilitá-las a formalizar, captar, fiscalizar e promover a sustentabilidade destas entidades.
Durante o seminário, serão repassadas orientações sobre os processos legais e administrativos necessários para a formalização e apresentados conhecimentos práticos sobre a criação e regulamentação de Organizações não governamentais (ONGs), associações e outras entidades do terceiro setor. Também serão enfatizadas as vantagens e os desafios da formalização, proporcionando clareza e segurança jurídica às entidades.
Além disso, o Seminário vai preparar os participantes sobre o Fortalecimento da Transparência e da Prestação de Contas, bem como aprimorar os mecanismos de fiscalização e controle e apoiar a sustentabilidade das organizações.
O público-alvo do evento é constituído por profissionais contábeis, advogados e captadores de recursos. Confira, a seguir, a programação de palestras:
-
9h às 9h40: Processo de constituição e estrutura jurídica das OSC’s – com Álvaro Mota.
-
9h40 às 10h10: Projetos com propósito: alinhando iniciativas às missões das entidades – com Aderson Luz.
-
10h30 às 11h20: Fontes de recursos disponíveis, formas de captação e projeto básico para captação de recursos – com Riedel e Halifas.
-
11h20 às 12h: Case de captação de recursos internacionais – com Raimundo Nonato.
-
14h às 14h40: Startup Social: Tecnologia e Solidariedade para ampliar o potencial – Investe Piauí.
-
14h40 às 15h20: Contratação de instituição do terceiro setor pelo poder público – com Lia Passos.
-
15h20 às 16h: SIGRP: Solução Inovadora na Gestão de Transferências Voluntárias – com Vítor Rodrigues e Hamon.
-
16h20 às 17h: Importância da transparência e prestação de contas – Ricjardeson Dias.
-
17h às 17h40: Fiscalização e Prestação de Contas de Recursos Públicos (Federal E Estadual) – com Emílio Passos e Ramon Patrese.