A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) é uma instituição financeira atuando no mercado piauiense desde 19 de abril de 2010. Autorizada pela Lei Estadual nº 5.823/08, foi constituída sob a forma de sociedade de economia mista de capital fechado, com controle majoritário do Estado do Piauí, para realizar ações de fomento econômico e social no Estado.
A Badespi tem por objetivo contribuir para o crescimento dos setores e regiões do Estado, se constituindo como um instrumento de desenvolvimento estadual, não apenas na concessão de financiamentos, mas desempenhando ações em complementação e apoio à atuação governamental, para o desenvolvimento dos setores econômicos do Piauí.
A sua atuação se faz presente em todo o território piauiense, estimulando a realização de investimentos para a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas produtivas, o aumento da competitividade, a redução das desigualdades sociais e regionais, o apoio ao desenvolvimento dos arranjos produtivos e a interiorização do desenvolvimento.
Atualmente possui como principais linhas de crédito o Microcrédito Produtivo Orientado, Micro e Pequena Empresa, Fomento Mulher, Fomento a Inclusão, Pequeno Produtor Rural, Fundo Geral de Turismo (Fungetur), Finep (Inovação) e BNDES Crédito Pequenas e Médias Empresas, que juntos atendem aos diversos setores produtivos do estado.
Somente em 2024, a Badespi liberou mais de R$ 64 milhões para empreendedores piauienses fortalecendo o desenvolvimento econômico e transformando cenário de negócio do estado. Para 2025, a instituição deve investir cerca de R$ 100 milhões a serem liberados.