O IMEPI é a autarquia da Administração Indireta do Governo do Piauí responsável pela execução e administração, dentro dos limites geográficos do Estado, das atividades relativas ao controle metrológico e de qualidade de bens e serviços, observada a competência da União e a orientação normativa emanada da Legislação Federal e outras que lhe sejam delegadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Sua missão é defender os direitos dos consumidores, cumprindo todas as legislações consumeristas e garantindo com as fiscalizações a qualidade dos produtos e dos serviços disponibilizados para a sociedade.
Atualmente, o órgão conta com três setores de fiscalização: Metrologia, Qualidade e Pré-medidos. No setor da Metrologia, é feita a verificação de postos de combustível, balanças de pesagem, esfigmomanômetros, taxímetros, tacógrafos e radares, entre outros. Ao todo, em 2023, a Metrologia realizou quase 49 mil verificações e foram reprovados cerca de 4 mil itens em situação irregular. O setor da Qualidade fiscaliza 561 tipos de objetos e produtos. Entre eles: cabos e fios elétricos, brinquedos, material de construção e material escolar, pneus, panelas e demais utensílios de cozinha, eletrônicos e eletrodomésticos, vestuário, entre outros. No total, 1.362 empresas foram fiscalizadas e 391 autuadas no ano passado. O Pré-medidos abrange produtos alimentícios coletados e levados para perícia no laboratório do órgão, verificados quanto ao peso correspondido na embalagem, com a presença do fabricante. O setor também é responsável por fiscalizar itens de material escolar, copos e demais utensílios descartáveis sobre a quantidade numérica de cada produto, além de gás de cozinha. Ao todo, no ano anterior, foram quase 10.000 mil verificações de produtos examinados em supermercados, fábricas, depósitos e comércios
As multas variam entre 100 e 1,5 milhão de reais. Diariamente, fiscais do órgão percorrem os munícipios do Piauí para proteger o consumidor de possíveis fraudes. O IMEPI também conta com um canal de atendimento para população em geral. Em casos de denúncias, dúvidas e sugestões, o consumidor pode enviar uma mensagem para ouvidoria do órgão através do WhatsApp: (86) 99456-1921.